fbpx
lowtax

Olá, você esta na nossa
Área do Cliente.

Acesse nossos ambientes interativos. Tenha mais mobilidade, segurança, rapidez e confiança nas informações de sua empresa.
contato@lowtax.com.br
+55 21 21025930

+55 21 2102-5930 | +55 11 4637-6764 | +1 321 236-6170


Ferramentas essenciais para gestão de e-commerce

Lowtax Contabilidade > Artigos  > Empreendedorismo  > Ferramentas essenciais para gestão de e-commerce
Ferramentas essenciais para gestão de e-commerce

Ferramentas essenciais para gestão de e-commerce

Após a pandemia, o e-commerce tornou-se um dos modelos de negócios mais procurados por empreendedores e empresários. Devido à segurança, amplitude de possibilidades e baixo custo, ter uma loja online é um dos melhores investimentos atualmente.

Porém, a gestão do e-commerce é um trabalho complexo que necessita de atenção e dedicação em diversas áreas do negócio, como finanças, marketing, estratégias de comunicação, tributos, logística, etc.

Por isso, dispor de boas ferramentas para a gestão de e-commerce é essencial para conseguir acompanhar o desenvolvimento do negócio e coletar informações, a fim de melhorar seu desempenho.

Sendo assim, para ajudar a conseguir manter um negócio de sucesso digital, a equipe Lowtax selecionou ferramentas essenciais para garantir as melhores experiências possíveis aos usuários e ter uma gestão impecável do e-commerce. Confira a seguir!

– Plataforma de e-commerce

Um dos primeiros passos para quem deseja abrir um e-commerce é escolher a plataforma ideal para o negócio. Hoje em dia criar uma loja virtual não é uma tarefa difícil, porém é preciso analisar bem as plataformas pois elas não são iguais, oferecem funcionalidades distintas. 

Neste momento é necessário analisar os recursos e funcionalidades de cada ferramenta. Inclusive, questionar quesitos como a oferta de relatórios gerenciais completos, os KPI´s e métricas que serão fornecidos, meios de pagamento, personalização da ferramenta, etc.

Além disso, é preciso estar atento a outros fatores básicos, como: facilidade de navegação, segurança e visual agradável para conseguir chamar a atenção do usuário.

Entre as plataformas mais populares estão: VTEX, Shopify, Magento e Nuvem Shop .

– ERP

Como já mencionamos em um conteúdo sobre sistema de gestão de empresas aqui no blog, a ERP (Enterprise Resource Planning), ou sistema de planejamento de recursos da empresa, serve para garantir o controle e a organização do funcionamento da empresa. 

Nesta ferramenta ficam centralizadas informações imprescindíveis para diversos setores como vendas, atendimento ao cliente, finanças, contabilidade, fiscal, estoque, compras, produção e logística.

A escolha do ERP ideal é essencial pois a ferramenta controlará todo o trabalho de gestão e do e-commerce. 

Detalhe importante: antes de contratar a ferramenta de ERP é preciso prestar atenção se há integração com a plataforma de e-commerce. Assim, a gestão da loja estará em um único software, reduzindo as chances de erros e retrabalho.

Entre as plataformas mais populares estão: TOTVS, Omie e Linx.

– CRM

Para acompanhar o processo de vendas e estreitar o relacionamento com cada cliente, outra ferramenta indispensável para qualquer e-commerce é o CRM.

CRM, ou Customer Relationship Management, está relacionado diretamente com a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Por meio da atualização dos cadastros dos clientes é possível potencializar vendas, criar promoções, fidelizar clientes, entre outras ações de marketing. 

Outro ponto importante é que a ferramenta de CRM seja integrada à ferramenta de ERP. Desta forma, além de não precisar atualizar informações nos dois lugares, é possível ter uma visão mais completa de todas as etapas do negócio.

Algumas ferramentas de ERP, como a Omie,  já contam com um sistema CRM.

– Google Analytcs 

Sem a análise dos dados do seu e-commerce será impossível evoluir. Por isso, uma das ferramentas essenciais para gestão de e-commerce mais utilizadas para realizar análises comportamentais e, assim, conseguir entender o comportamento de compra dos clientes é o Google Analytcs.

Seja com foco em aumentar o tráfego do site ou aumentar o volume de venda, a integração com essa ferramenta será fundamental para conseguir descobrir dados valiosos e realizar otimizações com eficiência.

O Google Analytcs é uma ferramenta gratuita!

– Ferramentas de organização

Não importa o tamanho do e-commerce, a organização das demandas e dos processos fará toda a diferença no dia a dia.

Seja para executar obrigações de diversas áreas, acompanhar a execução das atividades, reuniões e o nível de produtividade, as ferramentas de organização serão fundamentais para a equipe. Entre elas, podemos citar: Trello, Asana e Google Agenda.

 

Contabilidade na gestão do e-commerce

Assim como lojas físicas, os e-commerces precisam cumprir suas obrigações de forma legal, respeitando o conjunto de leis que regem. Neste momento o contador cumpre um papel imprescindível.

Além de atuar como um conselheiro da empresa, o contador será fundamental para munir de informações técnicas sobre o negócio, que serão imprescindíveis nas tomadas de decisões.

Entre as atividades que são primordiais para a empresa, estão:

  • Regulamentação do e-commerce 

Atividades que envolvem processos burocráticos iniciais, como o registro do contrato social;

  • Consultoria tributária 

Atividade que inclui o estudo aprofundado  da empresa a fim de pagar menos tributos, sempre de acordo com as leis;

  • Consultoria financeira 

Atividades relacionadas à gestão financeira do negócio, como o controle de pagamentos;

  • Serviços fiscais 

Atividades fiscais, como o controle do livro fiscal;

  • Serviços contábeis 

Atividades como o registro das movimentações financeiras e controle de documentos contábeis;

A assessoria contábil é parte fundamental da evolução de qualquer negócio, incluindo um e-commerce. 

 

Quer saber mais sobre ferramentas essenciais para gestão de e-commerce? Se você está pensando em abrir um e-commerce, entre em contato e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe de especialistas! Entre em contato por meio do Fale com a Lowtax , pelo WhatsApp ou pelos telefones (21) 2102-5930 | (11) 4637-6764. 

 

Newsletter

Seu nome
Seu e-mail