fbpx
lowtax

Olá, você esta na nossa
Área do Cliente.

Acesse nossos ambientes interativos. Tenha mais mobilidade, segurança, rapidez e confiança nas informações de sua empresa.
contato@lowtax.com.br
+55 21 21025930

+55 21 2102-5930 | +55 11 4637-6764 | +1 321 236-6170


Diferença entre Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa

Lowtax Contabilidade > Artigos  > Contabilidade  > Diferença entre Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa
Diferença entre Balanço e Fluxo de Caixa

Diferença entre Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa

Queremos saber de você empreendedor/empresário: você sabe qual é a diferença entre o balanço e o fluxo de caixa de uma empresa? Sabe qual é a importância dos dois como ferramentas na gestão empresarial?

Antes de explicar a diferença entre eles, é preciso avaliá-los individualmente.

Balanço Patrimonial

Como já mencionamos anteriormente aqui no blog no conteúdo sobre Balanço Patrimonial, por meio dele é possível encontrar diversos indicativos da saúde da empresa, que vão muito além das disponibilidades em caixa ou do resultado do negócio. Nele são relatados os bens, direitos e as obrigações da empresa em forma de contas contábeis. 

O balanço patrimonial de uma empresa é dividido em 3 partes:

  • Ativos

Nos ativos são apresentados todos os bens e direitos da empresa, como por exemplo os saldos bancários, os recebíveis de clientes, investimentos, máquinas, equipamentos, entre outros fatores.

  • Passivos

Nos passivos podemos ver todas as obrigações do negócio, como contas a pagar, fornecedores a pagar, impostos a pagar, folha a pagar e demais obrigações com terceiros.

  • Patrimônio Líquido

Nele visualizamos todo o capital próprio da empresa, como o valor das cotas ou ações, reservas de capital e resultado do exercício.

Fato importante: não confunda Balanço Patrimonial com Demonstrativo de Resultado (DRE)!

Ambos os demonstrativos são bem parecidos, mas possuem características próprias. 

Enquanto o balanço demonstra a situação da companhia no final de um exercício, o DRE apresenta o resultado apurado durante o exercício. O DRE contábil também é elaborado por regime de competência e nele são apresentadas as despesas e receitas de um determinado período.

Fluxo de caixa

Assim como Balanço Patrimonial, desenvolvemos um conteúdo especial aqui no blog sobre  fluxo de caixa. Como explicamos anteriormente, o fluxo de caixa é um instrumento que auxilia os empresários nas tomadas de decisão, apresentando a melhor forma para controle simples e eficaz da movimentação de recursos financeiros.

Desta forma, ele pode ser desmembrado nas seguintes partes:

  • Saldo de caixa

No saldo de caixa é possível ver o saldo de todas as contas bancárias, investimentos e qualquer outra disponibilidade em moedas.

  • Entradas

Nas entradas é apresentado tudo o que foi ou será realizado pela empresa, como pagamento de clientes, aportes, vendas de ativos, receita financeira, entre outros fatores.

  • Saídas

Nas saídas é possível ver todos os pagamentos realizados, como contas diversas, pagamento a fornecedores, dividendo e outras saídas de capital.

O fluxo de caixa é tão importante quanto o balanço para a gestão de uma empresa. Ele apresenta a situação em tempo real do negócio, como o saldo em contas para pagamento de despesas, o quanto realmente foi realizado pela empresa e as contas pagas em determinado período.

O fluxo de caixa também é bastante importante para a análise orçamentária da empresa, previsões futuras e planejamento financeiro.

Após analisar individualmente cada um deles, agora sim: qual é a diferença entre balanço e fluxo de caixa? 

A diferença mais importante entre eles é como são reconhecidos os valores. 

No balanço patrimonial os valores são apresentados pelo regime de competência, ou seja, independe da ocorrência da liquidação dos valores (pagamento das despesas ou entrada de receitas). Por exemplo, em uma venda a prazo ou parcelada, a receita será sempre registrada de forma integral no momento da venda, não importando a data de seu recebimento.

Já no fluxo de caixa é exatamente o oposto, neste demonstrativo são consideradas as datas do pagamento das despesas ou entrada das receitas. Utilizando o mesmo exemplo anterior, numa venda a prazo ou parcelado, os valores serão registrados apenas na liquidação da fatura ou no recebimento das parcelas.

Mas qual é a importância disso tudo?

É fundamental que uma empresa possua relatórios apresentando seus números em ambas as formas, somente assim será possível ter uma avaliação ideal/real do negócio.

No balanço é possível avaliar o grau de endividamento, o resultado operacional, seu ticket médio, sua rotatividade do estoque, entre muitos outros índices que somente podem ser calculados pelo regime de competência.

O fluxo de caixa, por sua vez, permite que o empresário tenha a percepção do seu prazo médio de pagamentos e recebimentos, consiga realizar uma análise precisa de seu ciclo financeiro, realize orçamentos detalhados e, até mesmo, avalie a necessidade de capital de giro.

E agora empresário? Vai ficar esperando o que para se preparar para o ano de 2022? 

Entre em contato com a Lowtax, temos todas as ferramentas necessárias para auxiliá-lo tanto contabilmente, quanto na gestão financeira da sua empresa.

Por isso, não perca tempo! 2022 será o ano de alavancar seu crescimento econômico.

Autor: Lucas Lysenko Canola | CEO da Lowtax

 

Newsletter

Seu nome
Seu e-mail