![Ferramentas essenciais para gestão de e-commerce](https://lowtax.com.br/wp-content/uploads/2021/11/LinkedIn-Feed-28.png)
Ferramentas essenciais para gestão de e-commerce
Após a pandemia, o e-commerce tornou-se um dos modelos de negócios mais procurados por empreendedores e empresários. Devido à segurança, amplitude de possibilidades e baixo custo, ter uma loja online é um dos melhores investimentos atualmente.
Porém, a gestão do e-commerce é um trabalho complexo que necessita de atenção e dedicação em diversas áreas do negócio, como finanças, marketing, estratégias de comunicação, tributos, logística, etc.
Por isso, dispor de boas ferramentas para a gestão de e-commerce é essencial para conseguir acompanhar o desenvolvimento do negócio e coletar informações, a fim de melhorar seu desempenho.
Sendo assim, para ajudar a conseguir manter um negócio de sucesso digital, a equipe Lowtax selecionou ferramentas essenciais para garantir as melhores experiências possíveis aos usuários e ter uma gestão impecável do e-commerce. Confira a seguir!
– Plataforma de e-commerce
Um dos primeiros passos para quem deseja abrir um e-commerce é escolher a plataforma ideal para o negócio. Hoje em dia criar uma loja virtual não é uma tarefa difícil, porém é preciso analisar bem as plataformas pois elas não são iguais, oferecem funcionalidades distintas.
Neste momento é necessário analisar os recursos e funcionalidades de cada ferramenta. Inclusive, questionar quesitos como a oferta de relatórios gerenciais completos, os KPI´s e métricas que serão fornecidos, meios de pagamento, personalização da ferramenta, etc.
Além disso, é preciso estar atento a outros fatores básicos, como: facilidade de navegação, segurança e visual agradável para conseguir chamar a atenção do usuário.
Entre as plataformas mais populares estão: VTEX, Shopify, Magento e Nuvem Shop .
– ERP
Como já mencionamos em um conteúdo sobre sistema de gestão de empresas aqui no blog, a ERP (Enterprise Resource Planning), ou sistema de planejamento de recursos da empresa, serve para garantir o controle e a organização do funcionamento da empresa.
Nesta ferramenta ficam centralizadas informações imprescindíveis para diversos setores como vendas, atendimento ao cliente, finanças, contabilidade, fiscal, estoque, compras, produção e logística.
A escolha do ERP ideal é essencial pois a ferramenta controlará todo o trabalho de gestão e do e-commerce.
Detalhe importante: antes de contratar a ferramenta de ERP é preciso prestar atenção se há integração com a plataforma de e-commerce. Assim, a gestão da loja estará em um único software, reduzindo as chances de erros e retrabalho.
Entre as plataformas mais populares estão: TOTVS, Omie e Linx.
– CRM
Para acompanhar o processo de vendas e estreitar o relacionamento com cada cliente, outra ferramenta indispensável para qualquer e-commerce é o CRM.
CRM, ou Customer Relationship Management, está relacionado diretamente com a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Por meio da atualização dos cadastros dos clientes é possível potencializar vendas, criar promoções, fidelizar clientes, entre outras ações de marketing.
Outro ponto importante é que a ferramenta de CRM seja integrada à ferramenta de ERP. Desta forma, além de não precisar atualizar informações nos dois lugares, é possível ter uma visão mais completa de todas as etapas do negócio.
Algumas ferramentas de ERP, como a Omie, já contam com um sistema CRM.
– Google Analytcs
Sem a análise dos dados do seu e-commerce será impossível evoluir. Por isso, uma das ferramentas essenciais para gestão de e-commerce mais utilizadas para realizar análises comportamentais e, assim, conseguir entender o comportamento de compra dos clientes é o Google Analytcs.
Seja com foco em aumentar o tráfego do site ou aumentar o volume de venda, a integração com essa ferramenta será fundamental para conseguir descobrir dados valiosos e realizar otimizações com eficiência.
O Google Analytcs é uma ferramenta gratuita!
– Ferramentas de organização
Não importa o tamanho do e-commerce, a organização das demandas e dos processos fará toda a diferença no dia a dia.
Seja para executar obrigações de diversas áreas, acompanhar a execução das atividades, reuniões e o nível de produtividade, as ferramentas de organização serão fundamentais para a equipe. Entre elas, podemos citar: Trello, Asana e Google Agenda.
Contabilidade na gestão do e-commerce
Assim como lojas físicas, os e-commerces precisam cumprir suas obrigações de forma legal, respeitando o conjunto de leis que regem. Neste momento o contador cumpre um papel imprescindível.
Além de atuar como um conselheiro da empresa, o contador será fundamental para munir de informações técnicas sobre o negócio, que serão imprescindíveis nas tomadas de decisões.
Entre as atividades que são primordiais para a empresa, estão:
- Regulamentação do e-commerce
Atividades que envolvem processos burocráticos iniciais, como o registro do contrato social;
- Consultoria tributária
Atividade que inclui o estudo aprofundado da empresa a fim de pagar menos tributos, sempre de acordo com as leis;
- Consultoria financeira
Atividades relacionadas à gestão financeira do negócio, como o controle de pagamentos;
- Serviços fiscais
Atividades fiscais, como o controle do livro fiscal;
- Serviços contábeis
Atividades como o registro das movimentações financeiras e controle de documentos contábeis;
A assessoria contábil é parte fundamental da evolução de qualquer negócio, incluindo um e-commerce.
Quer saber mais sobre ferramentas essenciais para gestão de e-commerce? Se você está pensando em abrir um e-commerce, entre em contato e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe de especialistas! Entre em contato por meio do Fale com a Lowtax , pelo WhatsApp ou pelos telefones (21) 2102-5930 | (11) 4637-6764.