fbpx
lowtax

Olá, você esta na nossa
Área do Cliente.

Acesse nossos ambientes interativos. Tenha mais mobilidade, segurança, rapidez e confiança nas informações de sua empresa.
contato@lowtax.com.br
+55 21 21025930

+55 21 2102-5930 | +55 11 4637-6764 | +1 321 236-6170


Balanço Patrimonial: a importância dos índices para sua empresa

Lowtax Contabilidade > Artigos  > Contabilidade  > Balanço Patrimonial: a importância dos índices para sua empresa
Balanço Patrimonial: a importância dos índices para sua empresa

Balanço Patrimonial: a importância dos índices para sua empresa

Você sabia que o balanço patrimonial pode ser utilizado como uma potente ferramenta para a tomada de decisões na sua empresa

Seja para iniciar um novo negócio, buscar novos investidores, ou até mesmo, no pior dos cenários, fechar uma empresa que não tem um bom desempenho, o balanço é um recurso indispensável.

Por meio do balanço patrimonial é possível encontrar diversos indicativos da saúde da empresa, que vão muito além das disponibilidades em caixa ou do resultado do negócio. Nele são relatados os bens, direitos e as obrigações da empresa em forma de contas contábeis. 

Entre os pontos de grande importância do balanço estão os indicadores financeiros, ferramentas essenciais para o controle e planejamento do negócio. 

Quer saber mais sobre os índices e indicadores que podem ser responsáveis pelo sucesso da sua empresa? Continue lendo esse artigo!

. Índice de liquidez

O índice de liquidez apresenta a facilidade de uma empresa em converter seu ativo (bens) em dinheiro a curto ou longo prazo, ou seja, mostra a capacidade que ela tem para pagar suas obrigações, como impostos, folha de pagamento e empréstimos.

Existem dois tipos principais de índices de liquidez, cada um com um propósito específico:

Liquidez geral

Mostra a capacidade da empresa a médio e longo prazo para honrar os compromissos do negócio. Se esse índice for inferior a 1, com certeza você terá problemas para honrar seus compromissos a longo prazo, como por exemplo: parcelamento de impostos, empréstimos bancários, PRONAMPE, entre outros.

Liquidez corrente

Esse índice apresenta ao empresário a capacidade da sua empresa em cumprir os pagamentos a curto prazo, como folha de pagamento, fornecedores e impostos. Caso esse índice for inferior a 1, prepare-se para problemas imediatos para honrar seus pagamentos.

. Índice de grau de endividamento

Com esse índice, é possível analisar se uma empresa tem um endividamento muito alto, seja com capital de terceiros ou com capital próprio. Apesar de estarem diretamente relacionados, ao contrário dos índices de liquidez, o cálculo desses índices contempla apenas as dívidas, desconsiderando as disponibilidades em caixa ou bens. Veja alguns:

Grau de endividamento sobre capital próprio

Esse indicador apresenta o quanto das obrigações da empresa vencem a curto prazo. Quanto maior o percentual desse índice, maior a necessidade da empresa possuir um bom valor de caixa para cumprir com as obrigações imediatas (impostos, folha, empréstimos de curto prazo, fornecedores, entre outros).

Ou seja, quanto maior o grau de endividamento, maior o risco de solvência da empresa.

Endividamento geral

Esse indicador mostra o quanto existe de participação de terceiros nos recursos totais da empresa.

Um percentual acima de 50% de participação de terceiros, indica que a empresa utiliza mais recursos de terceiros do que recursos próprios para honrar seus compromissos, o que pode comprometer completamente o fluxo de caixa. Além disso, também mostra que a empresa não é capaz de se sustentar com recursos próprios (Receita de Vendas ou Serviços).

. ROI

O ROI, da sigla em inglês Return Over Investiment, mais conhecido como Retorno Sobre Investimento, indica exatamente o oposto dos dois primeiros índices, pois determina o retorno sobre um investimento específico, como a participação de capital em outros negócios, por exemplo. Um indicador positivo demonstra um investimento promissor, já um indicador negativo, contesta que a aplicação não foi bem-sucedida.

Entre os exemplos de índices apresentados, os dois primeiros servem para demonstrar a saúde operacional da empresa. Já o terceiro é uma bela ferramenta para a tomada de decisão de continuidade ou encerramento de um investimento. 

Portanto, o que deve ser considerado ao final deste artigo é a importância do empresário ter o apoio de um sistema que permita a organização de dados, bem como a sua exposição, de forma que facilite a análise da saúde financeira do negócio.

A Lowtax, além de elaborar o balanço patrimonial de seus clientes, possui um sistema de Business Intelligence, ou melhor BI – em português, Inteligência de Negócios – extremamente eficiente que apura esses e outros índices tão ou mais importantes. Mais do que fornecer números, a Lowtax oferece uma análise completa do negócio, indicando os melhores caminhos a seguir.

Quer saber mais sobre o balanço patrimonial da sua empresa? Entre em contato conosco por meio do Fale com a Lowtax ou pelos telefones (21) 2102-5930 | (11) 4637-6764.

Autor: Lucas Lysenko Canola | CEO da Lowtax

 

 

Newsletter

Seu nome
Seu e-mail