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Passo a passo: como criar um plano de negócio
Começar um negócio do zero não é uma tarefa simples. Porém, para diminuir riscos e incertezas, desenvolver um plano de negócio pode facilitar bastante o caminho do empreendedor na busca por descobrir a melhor maneira de atuar no mercado.
Por meio do plano é possível não só abrir um negócio, como também iniciar ideias que promovam inovação ou até mesmo a ampliação da empresa. Entre as informações primordiais, através do plano de negócios é possível identificar concorrentes, público-alvo, parceiros e oportunidades. Além disso, ele também indicará os pontos fortes e fracos do negócio, o que permite entender, entre tantas questões, a viabilidade da ideia.
Com segurança e conhecimento ninguém pode parar o empreendedor. Por isso, o planejamento é um passo fundamental que pode definir o sucesso da empresa. Quer saber o passo a passo para criar um plano de negócios? Então, confira a seguir!
Mas, antes de prosseguirmos, é importante considerar que muitas pessoas ainda ficam na dúvida entre desenvolver um plano de negócio ou Canvas. Por isso, a equipe Lowtax já abordou o assunto anteriormente, confira mais detalhes no post “Diferença entre Plano de Negócios e Canvas”.
. Análise do mercado
Quem é o público-alvo? Como ele se comporta? O que ele está buscando no mercado?
Essa etapa serve para identificar e entender quem são os clientes, concorrentes e fornecedores, além de detalhar quais são os produtos ou serviços que serão oferecidos.
Por meio da análise de mercado é possível extrair informações que vão permitir traçar um retrato do mercado em geral e indicar os melhores caminhos para a empresa. Esses dados podem ser obtidos por meio de entrevistas, questionários ou até mesmo em conversas diretas com clientes em potencial.
Para realizar o serviço, existem especialistas e grandes empresas. Mas, caso não haja recursos suficientes para investir nesta etapa, também existe a opção de buscar o serviço em empresas juniores de universidades, onde os custos podem ser mais baixos.
Não esqueça: essa é uma etapa crucial para atingir o público-alvo certo, na hora exata. Por meio dessa iniciativa, não existirá espaço para “achismos” ao iniciar ações e campanhas promocionais.
. Diretrizes estratégicas do negócio
Quais são as forças e fraquezas do negócio? Quais são as oportunidades e ameaças? Qual é a visão e missão? Quais são os valores principais?
Após entender o perfil do público-alvo e da concorrência, chega a hora de enxergar de maneira estratégica o negócio.
Nesta etapa é desenvolvida a famosa análise SWOT. A sigla em inglês — strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças) — aponta os fatores internos e externos que podem influenciar no empreendimento.
É um momento fundamental para entender o posicionamento do produto ou serviço que será oferecido. Por exemplo, será um serviço que vai se destacar pela qualidade incomparável ou pelo custo-benefício?
. Planejamento operacional
Qual será a localização da empresa? Quais equipamentos serão necessários?
Essa etapa descreve como a empresa está estruturada, aborda os processos e níveis operacionais. É o momento de realizar projeções sobre a capacidade produtiva, número de colaboradores na equipe, número limite de clientes atendidos, entre outras informações.
Dica: para conseguir definir a estrutura da empresa, construir um organograma pode ser uma ótima ferramenta visual.
. Planejamento financeiro
Qual será o capital de giro necessário? Qual será a estimativa de investimentos fixos? Qual será o regime tributário ideal para o negócio?
Esta etapa consiste, basicamente, em estabelecer as estimativas de custos, de despesas e receitas, capital de giro e fluxo de caixa e de lucros, a fim de evitar desperdícios. Esse é o momento de definir e apresentar os principais indicadores financeiros junto com um estudo de viabilidade econômica do projeto.
Devido à complexidade e as alterações frequentes nas leis brasileiras, essa é considerada por muitos uma das etapas mais difíceis e essenciais para o negócio, por isso, caso precise da ajuda de um especialista, não hesite.
Inclusive, a Lowtax possui equipe especializada que realiza não só a parte das obrigações das empresas, como também oferece análise consultiva, estabelecendo projeções futuras e indicando os melhores caminhos.
. Sumário executivo
O sumário executivo nada mais é que um compilado de informações sobre o negócio. Nele devem constar as informações básicas e primordiais, como: dados dos sócios empreendedores, missão da empresa, setor de atividade, enquadramento tributário e fonte de recursos.
Normalmente o sumário é a última parte a ser feita pois apresenta uma síntese de todos os passos anteriores. É uma ótima maneira de apresentar o negócio, principalmente nos casos dos empreendedores à procura de investidores, onde é fundamental apontar as grandes vantagens do empreendimento.
Sendo assim, o mais importante do plano de negócios é que cada item seja apresentado com detalhes, etapa por etapa.
Restou alguma dúvida? Precisa de ajuda? Entre em contato conosco por meio do Fale com a Lowtax ou pelo telefone (21) 2102-5930 | (11) 4637-6764.