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Relacionamento: 7 principais tipos de atendimento ao cliente

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Relacionamento: 7 principais tipos de atendimento ao cliente

Relacionamento: 7 principais tipos de atendimento ao cliente

Independente do segmento no mercado, os últimos tempos têm mostrado como é importante manter um relacionamento mais próximo aos clientes. Seja para produtos ou serviços, online ou físicos, é fundamental considerar que todos os pontos de contato constroem a experiência do consumidor. O atendimento ao cliente pode ser um fator decisivo diante da concorrência.

Sendo assim, antes de escolher o canal, é preciso avaliar os tipos de atendimento disponíveis para entender a necessidade do consumidor e da área de atuação de cada  empresa. 

Seja qual for o canal escolhido, é preciso estar atento a diversos quesitos de exigência dos consumidores atuais quando o assunto é atendimento. Qualidade, dinamismo e autonomia são alguns fatores que envolvem o sucesso de qualquer ferramenta.

Quer encantar os seus clientes desde o primeiro contato? Confira abaixo como gerar as melhores experiências por meio dos canais de atendimento ao cliente.

1. Presença no Ponto de Vendas (PDV)

Apesar de ainda enfrentar algumas barreiras devido à pandemia da COVID-19, os pontos de vendas físicos, como lojas físicas, feiras e stands, ainda são um canal tradicional importante para muitos negócios.

Nesses casos, quem atende os clientes precisa atuar como um consultor para esclarecer dúvidas com muita gentileza e eficiência. Por isso, ter uma equipe bem treinada é fundamental para passar ao cliente a verdadeira essência da empresa.

2.  Telefone

Um dos mais utilizados por empresas de todo porte, o atendimento por telefone, no geral, deve servir como um canal para esclarecer dúvidas e resolver questões de maneira eficiente e rápida. Grandes organizações acabam utilizando o canal como uma central, que pode combinar diferentes serviços, do SAC à realização de pesquisas de avaliação de experiências com a marca.

Porém, entre diversos quesitos para tornar esse canal uma ferramenta realmente eficiente, não deixar o cliente esperando é essencial. Se a empresa utiliza ou pretende usar esse tipo de atendimento, é preciso estar atento quanto às legislações referentes ao suporte via telefone.

3. E-mail

O e-mail é outro canal bastante utilizado pois possui grandes vantagens, como não gerar custos e não demandar muito tempo, seja do cliente ou do colaborador.

Porém, é necessário atenção com a gestão do canal. A organização é imprescindível para evitar problemas futuros. Por meio dos e-mails é possível criar um histórico de informações, o que torna o atendimento mais rápido e com mais qualidade.

Além de atuar como um canal receptivo de atendimento, o e-mail também pode ser utilizado para pesquisas de satisfação e para a solicitação de feedbacks.

4. Chat

O chat é um dos tipos de atendimento ao cliente mais ágeis na atualidade. Por meio dele, o consumidor pode tirar dúvidas simples de maneira muito fácil. Normalmente o cliente recebe a ajuda de um sistema que já possui respostas predeterminadas para perguntas recorrentes. Assim, pequenos problemas podem ser resolvidos de maneira rápida. 

Os famosos chatbots podem ser implantados diretamente em sites ou também podem ser utilizados nas redes sociais, como é o caso do Facebook. 

A automação no atendimento ao cliente possui diversas vantagens, como:

– Agilidade no atendimento;
– Rapidez na resolução de problemas;
– Otimização da rotina dos colaboradores.

5. Autoatendimento

O autoatendimento é uma ferramenta excelente para quem deseja agilizar a resolução de problemas dos clientes e ainda diminuir a demanda para os colaboradores. Além disso, proporciona total autonomia para os consumidores.

Geralmente, esse canal é representado pela área de FAQ em um site com os principais problemas e dúvidas e suas respectivas soluções, o que garante que, em um primeiro momento, o consumidor não vai precisar recorrer a um atendente.

Dica: converse com as equipes de vendas e/ou marketing para saber quais são as principais dores e dúvidas dos clientes.

6. Redes sociais

Elas já fazem parte da rotina! Além de agir como poderosos canais de divulgação da marca, as redes sociais são essenciais para manter a interação com os consumidores. 

Com agilidade, conveniência e pouco custo é possível identificar oportunidades e também auxiliar pessoas insatisfeitas ou que estão com algum problema. Mas atenção, como os consumidores estão constantemente utilizando as redes, existe uma expectativa grande em relação ao tempo de resposta e ao tom de linguagem da empresa.

7. Atendimento Ominichannel

Você já passou pela experiência de receber de uma empresa uma informação por telefone e outra em um atendimento via chat, sem saber qual era a informação válida?

Pois bem, as empresas que pensam em atender seus consumidores em diversos canais precisam conhecer o atendimento ominichannel. O conceito ominichannel é consolidar de maneira integrada a comunicação com o cliente, em diferentes canais, sejam eles online ou offline. 

Desta forma, além da empresa conseguir conhecer melhor seus clientes, saber as origens das interações e extrair novos insights, a organização pode padronizar o seu atendimento e reduzir custos. 

Seja qual for a sua escolha de atendimento ao cliente, é imprescindível considerar que em qualquer uma da opções a equipe da empresa precisa:

  • Utilizar o tom de voz padrão adequado com os valores da empresa;
  • Praticar empatia;
  • Manter uma comunicação cordial e assertiva;
  • Resolver questões com agilidade.

Quer saber como você pode melhorar os processos de atendimento ao cliente na sua empresa?

Então, entre em contato conosco por meio do Fale com a Lowtax ou pelo telefone (21) 2102-5930 | (11) 4637-6764.

 

 

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