fbpx
lowtax

Olá, você esta na nossa
Área do Cliente.

Acesse nossos ambientes interativos. Tenha mais mobilidade, segurança, rapidez e confiança nas informações de sua empresa.
contato@lowtax.com.br
+55 21 21025930

+55 21 2102-5930 | +55 11 4637-6764 | +1 202 221-2321


MVP: o que é e como criar em 5 passos

Lowtax Contabilidade > Artigos  > Empreendedorismo  > MVP: o que é e como criar em 5 passos
MVP: o que é e como criar em 5 passos

A maior questão para muitos empreendedores iniciantes e empresários que desejam colocar no mercado novas ideias, produtos e soluções surge logo no início do projeto: como e por onde começar?

Uma das metodologias mais conhecidas e populares no universo das startups e por empreendedores para o desenvolvimento de produtos/serviços é Produto Mínimo Viável – ou Minimum Viable Product (MVP).

O objetivo do MVP é bem simples: validar o potencial de uma ideia antes de investir muito dinheiro nela. Neste processo ainda é possível colher feedbacks valiosos e reais para melhorias futuras. Empresas multinacionais começaram por um simples MVP, entre elas Apple, Groupon, Facebook, Amazon e Airnbnb. 

Quer saber mais sobre o assunto e como você mesmo pode criar o seu MVP em 5 passos? Continue lendo este artigo!

– O que é um MVP?

Muitos empreendedores ainda pensam em criar grandes soluções e colocá-las no mercado rapidamente e com grandes investimentos, sem um protótipo ou teste. O resultado pode ser bastante desastroso. Além da frustração, caso o lançamento da ideia não seja como esperado, o empreendedor poderá contabilizar apenas perdas de tempo e de recursos.

Já com um MVP, o empresário poderá considerar a primeira versão de uma ideia, um teste realizado com o mínimo de recursos possíveis para conhecer na prática a reação do público geral, a compreensão do cliente sobre aquilo e se de fato o produto/serviço/solução é eficaz.

Além de validar a ideia, o Mínimo Produto Viável oferece outras vantagens, como:
. Um termômetro do mercado;
. Investimento inteligente, combatendo desperdícios;
. Menos retrabalho;
. Aumenta a compreensão sobre o público-alvo e clientes;
. Possibilita a identificação e a correção de erros rapidamente.

– Quais são as características obrigatórias para um MVP?

Entre as características essenciais para um MVP, estão:
-> Fazer parte de um planejamento estratégico;
-> Foco na proposta de valor e na criação da hipótese;
-> É econômico do ponto de vista financeiro, de tempo e de desenvolvimento;
-> Contém indicadores de desempenho para a avaliação, aprendizado e aplicação das melhorias necessárias.

– Como criar um MVP em 5 passos?

Antes de tudo, entenda: não existe um modelo único de validar um produto mínimo viável.

Devem ser considerados diversos fatores como o tipo de negócio, os clientes e a equipe envolvida para desenvolvê-lo. Porém, existem alguns passos que podem ajudar neste processo:

1. Defina a proposta de valor 

Um dos fatores primordiais para o sucesso do MVP é a proposta de valor .

Um dos primeiros passos de criação de um MVP envolve saber exatamente qual problema seu projeto irá solucionar e como será feito. Tudo deverá ser documentado e sempre que necessário, ser utilizado como um guia na hora do desenvolvimento.

2. Monte sua equipe

Antes de começar a desenvolver a ideia é preciso montar uma equipe, preferencialmente uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diferentes disciplinas, trabalhando em um objetivo comum.

Este time precisa ter a visão completa da ideia e ter a capacidade de identificar as melhorias e realizar as alterações necessárias.

Entre os membros do time destacamos profissionais com conhecimentos técnicos para garantir a viabilidade do projeto, como finanças, gestão e atendimento ao cliente.

3. Defina os atributos do produto/serviço/solução

Consciente da proposta de valor do projeto e com a equipe formada, o próximo passo é avançar quanto aos atributos do projeto, ressaltando sempre o significado das palavras “mínimo” e “viável”, presentes na sigla MVP. 

Lembre-se que a ideia é acelerar o ciclo de desenvolvimento, poupar tempo e investimentos, buscando sempre os atributos essenciais para o primeiro teste. 

Além disso, é preciso estabelecer quais serão os resultados esperados (indicadores de desempenho) com o MVP no mercado.

4. Desenvolvimento e lançamento

Após essas três etapas, não há tempo há perder! O empreendedor já está pronto para validar a solução. 

Entretanto, é importante destacar que, apesar da economia de tempo e recursos, o MVP precisa estar pronto para apresentar valor ao público-alvo. A partir deste momento poderão ser colhidos feedbacks reais para a construção de uma solução completa e competitiva. 

5. Análise e identificação de melhorias

Após o lançamento do seu MVP, chega a hora de analisar os indicadores de desempenho pré-estabelecidos, coletar feedbacks e pensar em melhorias. É importante sempre tentar estimular esse compartilhamento de avaliações e informações.

Importante: Mesmo que o teste tenha resultados positivos, não significa que o processo  acabou, deve-se sempre buscar formas de melhorar cada vez mais a ideia.


Gostou do artigo? Quer saber mais detalhes sobre como você pode criar um MVP? Entre em contato conosco por meio do Fale com a Lowtax ou pelo telefone (21) 2102-5930 | (11) 4637-6764.

Newsletter

Seu nome
Seu e-mail