![metodologia ágil conceito, tipos, como aplicar](https://lowtax.com.br/wp-content/uploads/2020/07/LinkedIn-14.png)
Metodologia Ágil: O que é e como aplicar na empresa
Ao pensar em aprimorar processos, desenvolver produtos ou serviços de maneira dinâmica e rápida, a metodologia ágil é sempre utilizada como referência.
Atualmente as práticas de gestão de projetos e inovação necessitam adequar-se às exigências do mercado. É fundamental a melhora contínua da produtividade nos projetos e, principalmente, a entrega de valor de maneira clara, otimizada e colaborativa.
A gestão de projetos tradicional ficou para trás junto com seus problemas, como as etapas demoradas, pouca flexibilidade, impaciência nos processos e falta de comunicação entre o time. Especialmente nos setores ligados à tecnologia, onde as soluções precisam ser eficientes, interativas e dinâmicas, a gestão tradicional não é mais aceitável.
Quer saber o que é, quais são os tipos e como você pode aplicar a metodologia ágil na sua empresa? Confira abaixo!
O que é Metodologia Ágil?
O surgimento da metodologia ágil veio da necessidade de um grupo de desenvolvedores criar uma metodologia inovadora que pudesse ser mais interativa, colaborativa e eficiente.
Por isso, em 2001, eles se reuniram para elaborar o Manifesto Ágil, uma declaração que contém 4 bases que construíram os princípios do desenvolvimento ágil de software:
1 – Comunicação: Indivíduos e suas interações acima de procedimentos e ferramentas;
2 – Praticidade: Funcionamento do software acima da documentação;
3 – Alinhamento de expectativas: Colaboração com o cliente/consumidor acima de negociação e contrato;
4 – Flexibilidade: Capacidade de resposta a mudanças acima de um plano pré-estabelecido.
Resumindo, o manifesto propõe uma flexibilização maior, em busca de menos burocracia e a maior aceitação de mudanças, mesmo durante o processo. O objetivo é priorizar as partes mais fluidas do processo.
Quais são os tipos de Metodologia Ágil?
Apesar de terem sido originados por profissionais de TI, os princípios ágeis podem ser adaptados à realidade de qualquer área ou organização.
Alguns métodos estão muito bem alinhados com a cultura ágil, tornando os procedimentos aplicados mais eficientes. Entre os mais famosos e utilizados, o Scrum e o Kanban.
– Scrum
O Scrum é um framework testado e consolidado no mercado, originado da cultura ágil e da filosofia Lean. Uma forma de conduzir o trabalho em equipe com foco em resultados inteligentes e alinhados às demandas.
Para isso são formadas pequenas equipes multidisciplinares, que trabalham com feedbacks constantes e colaboração de todos. Neste processo também está incluído o alinhamento das expectativas entre os membros da equipe, a fim de evitar frustrações e insatisfações.
Como o método é focado na agilidade e no atendimento às demandas, os objetivos precisam ser quebrados em diversas etapas. O trabalho é dividido em iterações, chamadas de sprints. A duração de cada sprint é variável, pode durar um dia ou algumas semanas. O ideal é que cada Sprint tenha um tempo fixo.
Entre as principais características do Scrum estão:
– Definição do “Scrum Team”, os membros da equipe;
– Ser um time de colaboradores multidisciplinares;
– Definição do “Product Owner”, o responsável pelo projeto;
– Criação de uma lista de tarefas que devem ser cumpridas (backlog);
– Determinação de um “Scrum Master”, pessoa responsável por orientar profissionais, remover barreiras e motivar;
– Rotina de feedbacks regulares e diários;
– Organização dos “sprints” de trabalho, com tempo determinado para acabar.
– Kanban
O Kanban foi inspirado no modelo Just In Time (JIT), um dos modelos de administração mais famosos do mundo, implementado na Toyota na década de 40.
Ele foi desenvolvido a partir de uma pequena observação de como o sistema de reposição de um supermercado funcionava. Notou-se que a manutenção de um estoque mínimo e a reposição de produtos com maior frequência permitiam otimizar o espaço, aumentar a eficiência e produtividade, além de reduzir desperdícios.
Diferente do Scrum, o foco do Kanban não é a concentração em uma parte das tarefas por sprint, mas sim, na organização do fluxo de trabalho como um todo.
O Kanban é reconhecido como uma forma de organizar projetos, por meio de melhorias incrementais, isto é, pequenos avanços graduais de performance ou funcionalidades.
Utiliza-se elementos visuais para acompanhar o fluxo, deixando todos os membros do time cientes das atualizações de cada fase do projeto. Em uma organização de quadro simples, podemos exemplificar a divisão da etapas em: A fazer, Em desenvolvimento e Concluído.
O Trello é uma ferramenta digital que utiliza o método Kanban, com quadros, listas e cartões para organizar e gerenciar projetos.
Como aplicar a Metodologia Ágil na empresa?
O mindset da Metodologia Ágil pode ser aplicado em qualquer setor, de qualquer negócio.
Por prezar pela colaboração e constantes feedbacks, a metodologia Ágil ajuda a identificar falhas, promover melhorias e descobrir soluções inovadoras.
Para escolher o modelo de trabalho ideal para sua empresa é preciso identificar as características do método e conectar com as necessidades e estratégias do seu negócio.
Logo abaixo, selecionamos alguns pontos que devem ser considerados antes da definição:
1. Exponha os pontos positivos e negativos de cada método para seu negócio;
2. Leve em consideração as características da equipe. É preciso que haja suporte e motivação para não haver resistência às mudanças;
3. Reúna o time e recolha feedbacks para ajudar na decisão;
4. Fortaleça a liderança;
5. Invista em tecnologia, como por exemplo, em ferramentas que viabilizam o uso da metodologia ágil.
O importante é entender que, independente do seu fluxo de trabalho, há sempre um método derivado da cultura ágil que será mais adequado para o seu negócio.
Ficou empolgado com o uso da metodologia ágil e quer aplicar na sua empresa? Fale com um de nossos especialistas pelo telefone (21) 2102-5930 ou por meio do Fale com a Lowtax.