
Indicadores de Desempenho: Como adotar na sua Empresa
Como você costuma analisar os resultados da sua empresa? Quais são os indicadores de desempenho, KPI’s (Key Performance Indicator), que você utiliza para a avaliação?
Fornecer informações claras e objetivas sobre a performance do negócio é a função dos indicadores de desempenho. A partir deles é possível acompanhar resultados, analisando o que já foi alcançado, o que precisa ser ajustado para atingir metas e quem sabe, estabelecer novas estratégias.
É preciso entender a fundo quais KPI’s merecem ser medidos para poder gerar reflexões importantes para a tomada de decisões.
Quer saber mais sobre como adotar indicadores de desempenho assertivos para tomar decisões que visam o crescimento do negócio? Continue lendo esse artigo!
Mas antes de falarmos sobre os indicadores de desempenho, precisamos sinalizar que para analisar qualquer número é preciso ter bem definida as estratégias de valor para o negócio.
Sendo assim, antes de tudo:
– Realize uma autoavaliação da empresa, pontuando pontos fortes e fracos;
– Defina os objetivos estratégicos;
– Mapeie os processos internos para entender o que precisa ser mensurado.
– Importância dos indicadores de desempenho
O objetivo da análise dos KPI’s é melhorar as práticas e processos adotados, promovendo avanços em empresas, setores e equipes. Além disso, eles também são muito úteis para prevenir uma crise ou para mitigar, caso surja.
Geralmente as empresas costumam se basear em indicadores básicos que avaliam somente os lucros. Porém, a importância dos indicadores de desempenho vai muito além dessa análise. Eles podem auxiliar na estruturação do trabalho de toda organização, promovendo um olhar mais atento a seus colaboradores, tomando medidas para que eles se tornem mais realizados e satisfeitos em suas atividades.
– Principais tipos de indicadores de desempenho na empresas
- Indicador de Produtividade
Objetivo: Avaliar o desempenho dos recursos da empresa com relação às entregas, incluindo os processos, fornecedores e colaboradores.
A produtividade baixa pode indicar uma deficiência no relacionamento com o colaborador/ fornecedor ou também falta de recursos para executar o trabalho com qualidade.
- Indicador de Qualidade
Objetivo: Analisar a qualidade dos produtos ou serviços;
Junto com os indicadores de produtividade, esses indicadores ajudam a entender qualquer desvio durante o processo produtivo. Auxilia na percepção de pontos que precisam ser melhorados durante o processo.
- Indicador Estratégico
Objetivo: Auxiliar na orientação da empresa com relação aos objetivos que foram estabelecidos anteriormente.
A análise constante das ações de melhorias devem ser realizadas para averiguar se as estratégias iniciais da empresa estão sendo realmente efetivas e gerando resultados.
- Indicador de Faturamento
Objetivo: Avaliar quanto o negócio está faturando em determinado período.
Por meio do levantamento de todos os valores que entraram no caixa da companhia, é possível avaliar se o negócio está vendendo e se há um alinhamento com as metas definidas.
- Indicador de Lucratividade
Objetivo: Ajudar a analisar a relação simples entre o resultado operacional e as receitas líquidas obtidas.
Serve para mensurar o desempenho do negócio durante um determinado período. O cálculo do percentual de lucro sobre o faturamento ajuda a entender melhor qual caminho o negócio tem seguido e auxilia na análise das estratégias de prevenção de riscos ao conhecer o custo real da empresa.
- Turnover
Objetivo: Analisar o desempenho da retenção de talentos e demissões de profissionais na empresa.
Por meio do número de admissões e demissões de profissionais é possível avaliar se a empresa está com problemas internos como conflitos na equipe, falha nos processos de recrutamento ou condições desfavoráveis de trabalho.
– Como escolher os indicadores mais relevantes para a empresa?
Você consegue identificar atualmente quais são as maiores dores da sua empresa? A origem dos desafios, o porquê deles existirem e como podem ser eliminados?
Para fazer essa análise é preciso realizar um levantamento das informações da empresa, cruzá-las e conseguir assim, chegar a conclusões consistentes, baseadas em dados.
Parece ser uma tarefa muito difícil, porém para especialistas que contam com a tecnologia como aliada é possível reunir todas as informações em um banco de dados digital de maneira ágil, precisa e segura.
A equipe Lowtax conta com processos automatizados que auxiliam na geração rápida de insights valiosos para os negócios de cada cliente. Nossos analistas possuem a expertise necessária para analisar a fundo indicadores e apontar os melhores caminhos para cada cliente.
Não esqueça: As empresas que acompanham de perto seus indicadores estão investindo não somente em seu crescimento no mercado, como também elevando seu conceito com o público, seja ele interno ou externo.
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