![Imposto de Renda (IRPF): confira algumas regras que podem ajudar a reduzir o imposto e aumentar o valor da restituição.](https://lowtax.com.br/wp-content/uploads/2020/06/LinkedIn-5.png)
Imposto de Renda: 5 dicas para pagar menos e aumentar a restituição
O prazo de entrega para a declaração do imposto de renda pessoa física (IRPF) 2020 está chegando, vai até o dia 30 de junho. Se você ainda não enviou a sua declaração, sabia que ainda dá tempo de utilizar regras que podem ajudar a reduzir o imposto e aumentar o valor da restituição?
Alguns detalhes podem fazer toda a diferença na declaração do imposto de renda mas é importante ter cuidado aos declarar bens e despesas para não cair na malha fina e precisar prestar esclarecimentos à Receita Federal.
Selecionamos algumas dicas que vão ajudar a economizar com impostos e conseguir um valor maior na restituição. Confira abaixo!
1. Livro-caixa para profissionais autônomos
As despesas, como aluguel, telefone e luz, relacionadas às atividades exercidas por profissionais autônomos que trabalham em casa podem ser deduzidas do IRPF, desde que sejam comprovadas.
Porém, gastos com reparos, conservação e recuperação do imóvel não estão incluídos neste quesito. As despesas devem ser relacionadas diretamente com a realização da atividade do declarante, investimentos necessários para o trabalho.
2. Cuidado ao fazer uma declaração conjunta
No caso dos casais que possuem rendimentos distintos, é indicado declarar separadamente para não pular para uma faixa maior de tributação. Ao fazer a declaração do imposto de renda individual, a receita tributável não é somada, assim cada um possui um valor de isenção.
Importante: Para ter certeza sobre melhor maneira de declarar, se individual ou em conjunto, basta preencher a declaração das duas formas e observar, se a inclusão do dependente gera mais imposto ou uma restituição menor.
3. Doações também são dedutíveis do imposto de renda
As doações feitas no ano da declaração prevista a instituições e fundos do governo são dedutíveis também. Por isso, caso tenha feito, inclua para garantir o aumento na restituição do Imposto de Renda.
4. Dependentes que recebem pensão não devem ser incluídos
No caso de pais que recebem pensão alimentícia dos filhos é válido apresentar uma declaração para cada um deles, ao invés de declará-los como seus dependentes.
Quem paga a pensão pode deduzir o gasto na declaração, porém quem recebe sofre tributação da mesma forma que um salário. Seja para não pagar mais imposto ou para desfrutar de uma alíquota mais baixa, separar as declarações quase sempre é vantajoso.
Importante:
-> Vale lembrar que o recolhimento do imposto sobre o recebimento de pensão deve ser feito mensalmente através do carnê-leão, logo, a decisão de declarar ou não os recebimentos em uma única declaração, deve ser feito no início do exercício, e não apenas no momento do envio da declaração de ajuste anual.
-> A declaração conjunta não é ideal caso o valor da pensão seja muito alto. Pois será mais interessante para o responsável tê-los como dependentes para poder abater as despesas dedutíveis.
5. Investimentos e aplicações podem ser abatidos
O contribuinte que tiver aplicações financeiras, pode acrescentar as despesas com as taxas de corretagem ao custo de aquisição de ativos, como aplicações em fundos de investimento e ações. Assim, caso exista ganho líquido ou rendimento, ao aumentar o valor da compra, o imposto devido será menor.
Importante: Os valores pagos em taxas de corretagem costumam estar descritos no informe de rendimentos enviados por bancos e corretoras aos investidores. Porém, para garantir, é possível entrar em contato diretamente com a instituição financeira para se certificar que as taxas pagas já estão no documento enviado.
Gostou das dicas? Já viu o conteúdo com as 7 principais dúvidas sobre imposto de renda? Você vai gostar também!
Não fique com dúvidas! Se precisar de ajuda entre em contato com a Lowtax, pelo Fale com a Lowtax ou pelo telefone (21) 2102 5930, e esclareça tudo que precisa saber sobre Imposto de Renda (IRPF).