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Desafios do home office: Liderança Remota
Líderes de empresas de todo porte espalhadas ao redor do mundo tiveram que enfrentar a mesma situação este ano: aderir ao home office e aos desafios da liderança remota. Esses desafios vão além dos recursos e processos, envolvem questões complexas, como relações empáticas, produtividade e engajamento da equipe na liderança remota.
Na espera da vacina do Coronavírus, gerenciar a força de trabalho e os colaboradores à distância pode tornar-se mais do que uma realidade temporária para muitos.
De acordo com a pesquisa “Covid-19 Consumer Study”, do IBM Institute for Business Value (IBV), mais de 50% dos profissionais brasileiros desejam manter o home office após a pandemia.
Como a sua empresa está lidando com essa tendência? Como está sendo o desempenho da sua equipe perante a uma nova cultura organizacional?
Nós da Lowtax, desde o começo da pandemia, aderimos o home office e adaptamos nossas rotinas de maneira muito natural pois o ambiente digital já fazia parte do nosso dia a dia.
Sendo assim, selecionamos algumas dicas para que líderes possam praticar novas formas de liderar, evidenciando a responsabilidade, autonomia e a colaboração de todos os membros da equipe. Confira!
1 – Comunicação mais próxima e empática
Em um período tão instável, onde o medo e a insegurança são constantes, é importante que a comunicação com a equipe seja mais próxima e empática. O gestor precisa exercitar a escuta ativa, a fim de acolher as preocupações e dificuldades, esclarecendo todas dúvidas.
Como por exemplo, temos as famosas reuniões virtuais. É preciso estabelecer datas e horários específicos para conversas com o time ou com cada colaborador, evidenciando o tema da reunião. Convocações de surpresa podem gerar ainda mais ansiedade. Lidere sempre pela confiança.
2 – Ofereça autonomia para aumentar a produtividade
É fundamental que cada membro da equipe possa estabelecer rotinas com suas determinadas atividades e responsabilidades.
Para isso, é essencial que o líder acompanhe o fluxo de trabalho, conhecido também como workflow, que nada mais é do que a sequência de passos necessários para executar os processos de acordo com as regras definidas pela empresa.
A tecnologia é uma grande aliada neste sentido, pois permitirá ao gestor ter condições de avaliar o desempenho de cada integrante e realizar ajustes. Uma das ferramentas que utilizamos para uma organização estratégica das atividades dos colaboradores é o Trello. Já mencionamos a ferramenta anteriormente aqui no blog, ela é utilizada para organizar as tarefas de pequenas e grandes equipes para qualquer projeto. Esse processo ajuda no entendimento que o colaborador é parte do time, mesmo que há quilômetros de distância.
3 – Estimule o engajamento da equipe
É sempre importante deixar a equipe a par dos próximos passos e estratégias da empresa, isso evita o sentimento de exclusão. As decisões podem ser divididas antecipadamente, a fim de obter feedbacks, ou apenas comunicadas para todos os membros da equipe. Essa comunicação deve ser linear para que não haja risco de algum integrante ficar de fora.
O ambiente home office é diverso e plural. Enquanto uns enfrentam dificuldades na adaptação, outros estão aproveitando a oportunidade para transformar esse momento em um combustível de criatividade e inovação.
Com planejamento, responsabilidade e empatia por parte de líderes e colaboradores, o limite do home office é apenas geográfico.
Quer saber como a liderança remota da sua empresa pode melhorar? Fale com um de nossos especialistas pelo telefone (21) 2102-5930 | (11) 4637-6764 ou por meio do Fale com a Lowtax.