fbpx
lowtax

Olá, você esta na nossa
Área do Cliente.

Acesse nossos ambientes interativos. Tenha mais mobilidade, segurança, rapidez e confiança nas informações de sua empresa.
contato@lowtax.com.br
+55 21 21025930

+55 21 2102-5930 | +55 11 4637-6764 | +1 202 221-2321


Coronavírus: como gerenciar o time remotamente

Lowtax Contabilidade > Artigos  > Especial Coronavírus  > Coronavírus: como gerenciar o time remotamente
Coronavírus: gerenciamento de equipes remotamente

Gerenciar um time remotamente já é uma prática desafiadora. Em tempos de Coronavírus e isolamento social, o trabalho remoto e o home office precisaram ser adotados por empresas e profissionais da noite para o dia. Por isso, muitos ainda estão passando por esse período de transição, onde é preciso entender a mudança na dinâmica e nas relações de trabalho.

Comunicação, ambiente remoto e estrutura virtual são alguns dos pontos de maior preocupação no gerenciamento de um time em home office. 

Sendo assim, se você ainda não se adaptou ou está passando por esse período de transição, confira os fatores de sucesso que podem te ajudar a gerenciar o time remotamente.

-> Como migrar e gerenciar o seu time remotamente? 

É fundamental que exista um planejamento e organização dessa nova estrutura e dinâmica de trabalho. Por isso, selecionamos três pontos fundamentais que direcionam nesse processo:

– Estrutura virtual (em nuvem)

A estrutura virtual é onde acontece o dia a dia da equipe, é o ambiente de comunicação, de operacionalização das atividades, organização e armazenamento de arquivos. O ambiente virtual (em nuvem) é onde os processos rodam, e as atividades acontecem, para garantir a entrega, resultados e comunicação do time. Em outras palavras, é o escritório virtual.

– Comunicação

A comunicação é um dos fatores que precisam ser mais trabalhados nesse momento de pandemia mundial, o emocional precisa de um cuidado muito especial para diminuir a sensação de ansiedade, o sentimento de solidão e isolamento.  Comunicar-se muito com a equipe e manter o time sempre conectado, e utilizar tecnologias que propiciam as videoconferências, reuniões e bate-papos audiovisuais são fatores-chave para o sucesso dessa gestão. Além disso, é bom lembrar da importância da gestão do tempo, em não realizar reuniões improdutivas.

– Integração

A integração é a consolidação da estrutura virtual, equipe, processos, comunicação e o engajamento do time. Em resumo, é resultado da adaptação e o funcionamento da nova dinâmica de trabalho.

Tendo por base os três fatores acima, para auxiliar na gestão e controle da operação remotamente, dois aspectos são fundamentais nessa jornada:

– Gestão de processos e tarefas através de ferramentas em nuvem

As ferramentas online funcionam como as principais estruturas de suporte ao trabalho remoto e aos colaboradores. Essas plataformas possibilitam a operacionalização das atividades, comunicação, organização e a gestão de processos. É a estrutura virtual para o bom funcionamento do home office e gestão e controle da operação.

Abaixo, seguem alguns exemplos de ferramentas online e gratuitas:

Para organização digital: Google Drive, Dropbox e Onedrive. Todas as ferramentas são de armazenamento online, na nuvem e colaborativas.

Para garantir a comunicação: Skype (mensagem, áudio e audiovisual) e o Zoom, que é a ferramenta mais utilizada hoje para videoconferências e reuniões onlines. É possível reunir até 100 pessoas na mesma conferência na opção gratuita.

Para gerenciar o time e suas tarefas: Trello, Asana, Pipefy, Evernote, Microsoft To Do, Microsoft Teams e Google Calendar.

– Relacionamento entre a equipe e os gestores

Nesse momento é muito importante estar em constante contato com a equipe e seus pares. Entender a dificuldade do outro, trocar experiências, oferecer ajuda e intensificar o contato audiovisual, onde as pessoas se aproximam mais e cria-se um ambiente de interação maior.

Além disso, a colaboração e a confiança são requisitos fundamentais para um bom relacionamento entre os envolvidos e uma boa gestão remota. O emocional dos colaboradores precisa de um cuidado especial nesse período.

Da mesma forma, estimular as reuniões e videoconferências ajudam a entender as necessidades de cada um, e a criar um ambiente colaborativo e mais produtivo também.

Entendendo a importância da construção de uma estrutura virtual eficiente, da comunicação fluida com o time e a integração desses dois grandes fatores, o trabalho remoto só tende a ser benéfico, inclusive para o período pós quarentena. 

Tendo isso por base, caso você precise de orientação sobre o assunto, entre em contato pelo Fale com a Lowtax ou pelo telefone (21) 2102 5930. A Lowtax está pronta para ajudar você neste período tão atípico e decisivo. 

Autor: Carolina Calacina

Newsletter

Seu nome
Seu e-mail