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6 ferramentas para aplicar o Design Thinking na sua empresa

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ferramentas de design thinking

6 ferramentas para aplicar o Design Thinking na sua empresa

Para conseguir lidar com tantos desafios e incertezas, uma vez que o mundo demonstra instabilidade e acontecimentos nada previsíveis, o design thinking apresenta uma metodologia ágil e eficaz para encontrar soluções inovadoras.

Recentemente, disponibilizamos um conteúdo especial para explicar o conceito, as etapas e como aplicar o design thinking. Agora, a equipe Lowtax preparou uma lista com 6 ferramentas para aplicar o design thinking na sua empresa. Quer encontrar soluções práticas e eficientes para o seu negócio? Confira abaixo!

– Brainstorming

Essa é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas para estimular novas ideias, buscar melhorias e provocar transformações em um curto período de tempo. O foco é explorar a criatividade de todos os envolvidos de maneira estruturada, a partir de um debate saudável com o intuito de encontrar soluções “fora da caixa”.

Como fazer um Brainstorming?

. Apresente a questão a todo o grupo envolvido;
. Estimule que todos apresentem o maior número de ideias possível;
. Expanda e combine as possibilidades;
. Aprimore as ideias em conjunto até estabelecer o consenso da melhor maneira de resolver a questão.

Importante: neste processo é importante que não haja julgamento das ideias, mas sim o estímulo e exploração das oportunidades.

 

Ferramenta de Design Thinking

– Mapa Mental

Para aqueles que estão acostumados a utilizar um mindset mais organizado para estimular novas ideias essa ferramenta é a ideal. Por meio de um mapa em formato de diagrama, a visualização de informações acontece de maneira mais concreta e clara sobre todo o processo.

A ideia do mapa mental é partir de um conceito central que será subdividido em novas ideias. Nele podem ser utilizados recursos visuais, como cores diferentes, figuras e desenhos.

Como fazer um Mapa Mental?

Diversos softwares com versões gratuitas e pagas podem ajudar a construir mapas mentais, entre eles: MindMeinster, GoConqr e Gliffy.

– Mapa da Empatia

Um dos pilares do design thinking é a empatia, o foco em se colocar no lugar do outro para tentar entender mais a fundo o universo do cliente. Com o intuito de melhorar a experiência do cliente, o mapa da empatia consegue condensar e organizar suas informações.

Como fazer um Mapa da Empatia?
. Faça perguntas estratégicas para traçar o perfil do cliente, como: quais são as suas dores?
Quais são as suas necessidades e desejos? O que ele pensa e sente? O que ele faz?;
. Coloque as respostas em um quadro para facilitar a visualização e o entendimento.

– Gamification

Uma ferramenta que estimula o engajamento, a produtividade e a criatividade da equipe tornando mais fácil atingir metas e objetivos em qualquer contexto. O gamification, ou gamificação, aliado ao design thinking destaca a dinâmica lúdica dos jogos com um meio de encontrar soluções criativas e inovadoras.

Como fazer Gamification?
. Proponha uma competição entre os participantes;
. O mediador pode lançar desafios a serem superados, fazendo com que todos busquem novas soluções e assim, coloquem a criatividade para trabalhar.

– Storyboard

Mais uma ferramenta visual para ajudar a obter um resultado mais assertivo. O storyboard trabalha com quadrinhos, colagens ou fotografias e um roteiro para guiar até encontrar uma solução possível. Para isso, é preciso estabelecer um roteiro para a história, composto por determinados personagens, cenários e situações.

Como fazer um Storyboard?
Para auxiliar neste processo existem diversos softwares com versões gratuitas e pagas que  podem auxiliar na construção dos storyboards, como: Canva, Scribble e Pixton.

Ferramenta de Design Thinking

– Storyboard

Por ser uma técnica focada na experiência do usuário, a cocriação com o cliente é uma das ferramentas mais poderosas utilizadas no método de design thinking. Com o relacionamento mais próximo entre os profissionais envolvidos e os clientes, é possível encontrar outros pontos de vista e diferentes perspectivas para obter novos insights.

Como fazer a Cocriação com o cliente?
Estreite o relacionamento com o cliente, convide-o para participar de reuniões e atividades em grupo.

Você já utilizou alguma dessas ferramentas para aplicar o design thinking? Gostaria de desenvolver novos processos na sua empresa?

Lembre-se que para o sucesso de um novo processo ou ferramenta é essencial traçar os objetivos e as metas a serem atingidas.

Caso precise da ajuda de um time de especialistas em gestão de negócios e processos, entre em contato conosco por meio do Fale com a Lowtax ou pelos telefones (21) 2102-5930 | (11) 4637-6764.

 

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