
6 ferramentas para aplicar o Design Thinking na sua empresa
Para conseguir lidar com tantos desafios e incertezas, uma vez que o mundo demonstra instabilidade e acontecimentos nada previsíveis, o design thinking apresenta uma metodologia ágil e eficaz para encontrar soluções inovadoras.
Recentemente, disponibilizamos um conteúdo especial para explicar o conceito, as etapas e como aplicar o design thinking. Agora, a equipe Lowtax preparou uma lista com 6 ferramentas para aplicar o design thinking na sua empresa. Quer encontrar soluções práticas e eficientes para o seu negócio? Confira abaixo!
– Brainstorming
Essa é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas para estimular novas ideias, buscar melhorias e provocar transformações em um curto período de tempo. O foco é explorar a criatividade de todos os envolvidos de maneira estruturada, a partir de um debate saudável com o intuito de encontrar soluções “fora da caixa”.
Como fazer um Brainstorming?
. Apresente a questão a todo o grupo envolvido;
. Estimule que todos apresentem o maior número de ideias possível;
. Expanda e combine as possibilidades;
. Aprimore as ideias em conjunto até estabelecer o consenso da melhor maneira de resolver a questão.
Importante: neste processo é importante que não haja julgamento das ideias, mas sim o estímulo e exploração das oportunidades.
– Mapa Mental
Para aqueles que estão acostumados a utilizar um mindset mais organizado para estimular novas ideias essa ferramenta é a ideal. Por meio de um mapa em formato de diagrama, a visualização de informações acontece de maneira mais concreta e clara sobre todo o processo.
A ideia do mapa mental é partir de um conceito central que será subdividido em novas ideias. Nele podem ser utilizados recursos visuais, como cores diferentes, figuras e desenhos.
Como fazer um Mapa Mental?
Diversos softwares com versões gratuitas e pagas podem ajudar a construir mapas mentais, entre eles: MindMeinster, GoConqr e Gliffy.
– Mapa da Empatia
Um dos pilares do design thinking é a empatia, o foco em se colocar no lugar do outro para tentar entender mais a fundo o universo do cliente. Com o intuito de melhorar a experiência do cliente, o mapa da empatia consegue condensar e organizar suas informações.
Como fazer um Mapa da Empatia?
. Faça perguntas estratégicas para traçar o perfil do cliente, como: quais são as suas dores?
Quais são as suas necessidades e desejos? O que ele pensa e sente? O que ele faz?;
. Coloque as respostas em um quadro para facilitar a visualização e o entendimento.
– Gamification
Uma ferramenta que estimula o engajamento, a produtividade e a criatividade da equipe tornando mais fácil atingir metas e objetivos em qualquer contexto. O gamification, ou gamificação, aliado ao design thinking destaca a dinâmica lúdica dos jogos com um meio de encontrar soluções criativas e inovadoras.
Como fazer Gamification?
. Proponha uma competição entre os participantes;
. O mediador pode lançar desafios a serem superados, fazendo com que todos busquem novas soluções e assim, coloquem a criatividade para trabalhar.
– Storyboard
Mais uma ferramenta visual para ajudar a obter um resultado mais assertivo. O storyboard trabalha com quadrinhos, colagens ou fotografias e um roteiro para guiar até encontrar uma solução possível. Para isso, é preciso estabelecer um roteiro para a história, composto por determinados personagens, cenários e situações.
Como fazer um Storyboard?
Para auxiliar neste processo existem diversos softwares com versões gratuitas e pagas que podem auxiliar na construção dos storyboards, como: Canva, Scribble e Pixton.
– Storyboard
Por ser uma técnica focada na experiência do usuário, a cocriação com o cliente é uma das ferramentas mais poderosas utilizadas no método de design thinking. Com o relacionamento mais próximo entre os profissionais envolvidos e os clientes, é possível encontrar outros pontos de vista e diferentes perspectivas para obter novos insights.
Como fazer a Cocriação com o cliente?
Estreite o relacionamento com o cliente, convide-o para participar de reuniões e atividades em grupo.
Você já utilizou alguma dessas ferramentas para aplicar o design thinking? Gostaria de desenvolver novos processos na sua empresa?
Lembre-se que para o sucesso de um novo processo ou ferramenta é essencial traçar os objetivos e as metas a serem atingidas.
Caso precise da ajuda de um time de especialistas em gestão de negócios e processos, entre em contato conosco por meio do Fale com a Lowtax ou pelos telefones (21) 2102-5930 | (11) 4637-6764.