fbpx
lowtax

Olá, você esta na nossa
Área do Cliente.

Acesse nossos ambientes interativos. Tenha mais mobilidade, segurança, rapidez e confiança nas informações de sua empresa.
contato@lowtax.com.br
+55 21 21025930

+55 21 2102-5930 | +55 11 4637-6764 | +1 202 221-2321


5 etapas de processo de inovação para negócios

Lowtax Contabilidade > Artigos  > Empreendedorismo  > 5 etapas de processo de inovação para negócios
5 etapas de um processo de inovação para seu negócio

5 etapas de processo de inovação para negócios

Inovar significa gerar uma disrupção com modelos tradicionais anteriores. Atualmente, diversas empresas ainda sentem dificuldade em inovar, ou seja, fazer qualquer mudança que coloque em risco o modelo de negócio atual pois acreditam que o sucesso está preso nele.

Contudo, com a globalização e o alcance mundial que a internet – e principalmente as redes sociais – oferece, o sucesso de um novo produto pode chegar a bilhões de pessoas em poucos dias, como também pode destruí-lo em algumas horas. 

A pandemia da COVID-19 é um grande exemplo que mostrou o poder da reinvenção por questão de sobrevivência das empresas

Você já parou para refletir como será seu negócio daqui a alguns anos? O modelo atual realmente irá se sustentar daqui a uns 5 anos? 

Se você deseja rever ou criar um novo modelo de negócios de maneira estruturada, precisa conferir 5 etapas do processo de inovação para negócios.

O livro Business Model Generation, referência em inovação, utiliza o quadro do canvas, estrutura para inovar modelos de negócio que possui um conteúdo especial aqui no blog, composto por 5 etapas: 

  1. Mobilização
  2. Compreensão
  3. Design
  4. Implementação 
  5. Gerenciamento

Então, confira tudo sobre cada etapa abaixo!

 1. Mobilização

Esse é o momento onde é preciso conscientizar e motivar todos os envolvidos da equipe. Por isso, a presença de ao menos um membro da alta gestão é fundamental para atribuir a importância da colaboração de todas as áreas. 

É a fase inicial de estruturação do projeto, etapa para criar, analisar e discutir modelos, estabelecer uma linguagem com pessoas de diferentes áreas, funções e níveis de experiência.

 2. Compreensão

Essa é a etapa de pesquisa e análise do cenário geral. Deve acontecer uma imersão de conhecimento geral sobre o ambiente (externo e interno), clientes, tecnologia, etc. Devem ser coletados insumos através de entrevistas com especialistas, estudo de clientes e possíveis problemas. É primordial conseguir ver além do status quo, “sair da caixinha”.

Essa fase pode acontecer junto com a próxima etapa, a do Design.


Dica: essa fase é o momento para questionar-se sobre os modelos existentes e padrões definidos, por isso é muito interessante analisar os modelos dos concorrentes.

 3. Design

O principal desafio desta fase é: gerar novos modelos sustentáveis.

É a etapa destinada a transformar as informações e ideias coletadas na fase 2, a da Compreensão, em protótipos de modelo de negócios que podem ser explorados e testados. Momento de questionar e avaliar quando serão testadas as diversas opções de modelos de negócios e escolher as alternativas mais viáveis.

Neste momento é importante focar nas vantagens e riscos de cada opção, pensar também a longo prazo em questões como:
. Quais os maiores obstáculos existentes neste modelos?

. Qual é a projeção de lucro? E a perda?

. Qual será o comportamento dos clientes que já existem?

. Como este novo modelo de negócio pode afetar a marca?

4. Implementação

Com as ideias mais definidas com a etapa do design, chega o momento de implementar, estabelecendo as metas, os responsáveis pela execução de cada tarefa, o orçamento necessário, etc.

No caso de grandes empresas que já possuem um modelo definido é preciso prestar muita atenção neste momento, pois aqui irá acontecer a convergência do modelo já existente e o novo. Por isso é preciso realizar novos questionamentos:

. O novo modelo será uma entidade independente?

. Ele fará parte de uma empresa mãe, ou seja, do modelo atual?

. O novo modelo utilizará recursos do atual?

5. Gerenciamento

A última etapa consiste no monitoramento, análise, adaptação e alterações no modelo de negócio de acordo com o desempenho dele no mercado. É a fase de evolução do modelo de negócio na prática.

Entendeu a importância de cada uma das etapas do processo de inovação para negócios?

Quer desenvolver e construir um novo futuro para a sua empresa? Entre em contato conosco por meio do Fale com a Lowtax , pelo WhatsApp: https://bit.ly/LowtaxWhatsApp ou pelos telefones (21) 2102-5930 | (11) 4637-6764.

 

Newsletter

Seu nome
Seu e-mail