![Empreendedorismo Feminino - Dicas para abrir o próprio negócio](https://lowtax.com.br/wp-content/uploads/2020/03/LinkedIn-5.png)
Empreendedorismo Feminino: 5 dicas para seu negócio
Não importa o contexto, lugar de mulher é onde ela quiser. Celebrar a mulher empreendedora se faz urgente. Viva o empreendedorismo feminino!
Nós, da Lowtax, acreditamos no impacto positivo da presença feminina no mercado e na importância da diversidade.
Sendo assim, selecionamos 6 dicas essenciais para mulheres que estão pensando em abrir seu próprio negócio e desejam ser protagonistas do próprio sucesso.
1 – Identifique algo que você goste e tenha aptidão
Realizar a autoanálise é fundamental antes de começar um negócio. Para isso, tenha em mente um segmento que você tenha mais afinidade. Assim, as chances de obter êxito no seu negócio, só tendem a aumentar.
Entenda, empreender vai além do lucro, compreende também a satisfação de conduzir algo que traz felicidade e realização pessoal.
2 – Construa sua proposta de valor
É imprescindível construir um modelo de negócio, onde você vai destacar a sua proposta de valor, que é o primeiro passo para mostrar como a sua empresa pode atender um nicho de clientes de maneira satisfatória e certeira. Ou seja, como você vai impactar a vida das pessoas, quais são os verdadeiros benefícios e diferenciais que o seu negócio pode trazer para a comunidade.
3 – Faça um planejamento estratégico
O planejamento é fundamental para estabelecer metas e estratégias do negócio. Por meio dele, é possível identificar a viabilidade do projeto, conhecer melhor o mercado e seus concorrentes.
Para isso, alguns apontamentos podem auxiliar neste processo, como por exemplo:
. A definição da missão da empresa, ou seja, a razão de existir, o que se propõe a fazer;
. Definição da visão, que são as aspirações e o que pretende atingir no futuro;
. A definição dos valores, que seriam os princípios que orientam o comportamento;
. Além da Análise SWOT, onde se definem as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
4 – Afaste o medo e exalte a coragem
Esteja sempre preparada para ouvir pessoas ressaltando as dificuldades do empreendedorismo, apontando os obstáculos do caminho. Mas, lembre-se: é necessário coragem para sobressair. Transforme os desafios em motivação para criar algo inovador, que seja combustível para você correr atrás das suas realizações pessoais e profissionais.
5 – Estabeleça uma rede de networking
Invista em ampliar sua rede de contatos. Conversar com amigos de segmentos semelhantes, não ter medo de pedir indicações, ouvir diferentes opiniões e pensar em possíveis parcerias são algumas ideias para fortalecer o networking. Além disso, a especialização, através de cursos e eventos, pode enriquecer ainda mais seu conhecimento na área e ainda, aumentar as chances de conhecer pessoas que estão trilhando o mesmo caminho. Lembre-se: ninguém cresce sozinha.
6 – Tire a ideia do papel e abra sua empresa
Não há barreiras para uma mulher decidida. Por isso, se você decidiu tirar sua ideia do papel, abra sua empresa de forma legal. A informalidade é um risco para qualquer empreendedor. Com a formalização da sua empresa , além de ficar em dia com os seus negócios, você poderá ter direitos facilitados, como acesso a linhas de crédito e financiamento.
Gostou das dicas sobre empreendedorismo feminino e quer saber mais sobre abertura de empresa ? Então, entre em contato com a gente, nós vamos te ajudar!