fbpx
lowtax

Olá, você esta na nossa
Área do Cliente.

Acesse nossos ambientes interativos. Tenha mais mobilidade, segurança, rapidez e confiança nas informações de sua empresa.
contato@lowtax.com.br
+55 21 21025930

+55 21 2102-5930 | +55 11 4637-6764 | +1 202 221-2321


Como definir um Sistema de Gestão para Empresa

Lowtax Contabilidade > Artigos  > Gestão de Processos  > Como definir um Sistema de Gestão para Empresa
Como definir um sistema de gestão para empresa

Como definir um Sistema de Gestão para Empresa

Já pensou em quanto você poderia ganhar se pudesse dedicar mais tempo às estratégias do negócio e no crescimento da sua empresa? Um sistema de gestão empresarial pode revolucionar as engrenagens da empresa e do cotidiano por meio da automatização de processos operacionais. 

Pense no tempo gasto gerando relatórios, emitindo notas fiscais ou cuidando de estoques e compras. Um programa de gestão inteligente é capaz de centralizar todas as informações do negócio. Assim, o fluxo de dados corporativos se torna mais fluido e é compartilhado com facilidade. O resultado são insights cada vez mais valiosos, que contribuem para uma tomada de decisão assertiva.

Quer saber como definir o melhor sistema de gestão para sua empresa? Continue lendo este post até o fim!

– Benefícios da implantação de um sistema de gestão

Já mencionamos que adotar um sistema de gestão empresarial pode gerar mais resultados e aumentar a lucratividade, mas os benefícios vão além dos aspectos financeiros. O programa de gestão empresarial pode influenciar positivamente em diversos aspectos, como:

. Utilização sustentável dos recursos;
. Integração das áreas da empresa;
. Redução de custos e controle de desperdícios;
. Redução das falhas nos processos;
. Aumento da produtividade;
. Aumento da qualidade de vida para colaboradores;
. Maior segurança para empresa e colaboradores;
. Aumento dos índices de satisfação entre os colaboradores e clientes.

– Quais são os principais tipos de sistema de gestão?

O mercado oferece diversas possibilidades de sistemas de gestão empresarial, mas entre eles destacam-se:

. Business Process Management (BPM)

O BPM é uma ferramenta que tem o papel de sistematizar os processos internos e até externos da empresa, gerenciando informações.

Esse sistema deixa claro quem são os responsáveis e como será o funcionamento de cada atividade, deixando os processos organizados e previsíveis. Assim, a equipe pode sugerir possíveis oportunidades de melhoria e otimização. É um sistema que visa o aumento da produtividade e aprimoramento contínuo.

Apesar de impor diversas regras, o BPM é dinâmico, fácil de atualizar e revisar. Atualmente, o sistema evoluiu e é muito utilizado como uma ferramenta de gestão de tarefas em nuvem, como Pipefy, Asana, Heflo, Evernote, Trello e Microsoft Teams.

. Enterprise Resource Planning (ERP)

O ERP serve para garantir o controle e a organização do funcionamento da empresa agregando informações imprescindíveis para diversos setores como vendas, finanças, contabilidade, fiscal, estoque, compras, produção e logística.

O ERP é modular e pode possuir em uma única ferramenta uma abordagem departamental ou por segmento. O foco desse sistema é o gerenciamento de recursos, que garante a melhoria nos processos do negócio.

Entre seus principais benefícios estão a redução do tempo para administrar o estoque e o financeiro, diminuição da burocracia para emitir notas fiscais, geração relatórios e ainda, realização automática de backup, no caso do sistema em nuvem.

. Customer Relationship Management (CRM)

O CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um sistema de gestão direcionado ao relacionamento da empresa com seus leads e clientes. A ferramenta tem o objetivo de organizar todas as informações e criar um histórico de contato de acordo com perfil de cada um.

O CRM organiza o processo comercial por meio de um funil de vendas, assim, consegue manter o controle e ainda, aumentar a produtividade do time de vendas.

Atualmente no mercado existem muitos softwares que utilizam a integração desses sistemas, principalmente a integração entre os sistemas ERP e BPM.

– Como definir o sistema de gestão para a empresa?

Enfim, após entender o que é um sistema de gestão empresarial, seus benefícios e os principais tipos de sistema de gestão, chegou a hora de saber como definir o sistema de gestão da empresa.

. Estabeleça os objetivos da implantação do software

Defina bem os objetivos que devem ser alcançados a partir da implantação do sistema, tudo deve estar alinhado de acordo com a realidade da empresa e da equipe. Para isso, é preciso conhecer profundamente os processos e estabelecer uma projeção sobre como eles podem evoluir, para alcançarem melhores resultados.

. Avalie o custo-benefício

A implantação de um sistema de gestão requer investimento financeiro. Um investimento que poderá trazer benefícios em curto, médio e longo prazo.

Se por um lado o software tem um preço pelo seu uso, a maior produtividade, a diminuição de perda de tempo e falhas poderá trazer mais lucratividade.

. Pense na segurança das informações

O programa de gestão irá lidar com dados valiosos da sua empresa, por isso a segurança das informações deve ser priorizada por meio de arquivos criptografados. Além disso, é importante que os servidores trabalhem com código SSL para manter a confidencialidade das informações inseridas.

Considerando todas as informações acima, podemos concluir que ao implementar um sistema de gestão na sua empresa, você terá mais facilidade no dia a dia por meio da automatização, além de agregar valores que podem aproximar a relação entre equipe, gestores e clientes.

Precisa de ajuda para definir o melhor sistema de gestão para sua empresa? Entre em contato com um de nossos especialistas que vão te auxiliar por meio de uma consultoria empresarial especializada. Fale por um de nossos contatos por telefone (21) 2102-5930 | (11) 4637-6764 ou por meio do Fale com a Lowtax.

Newsletter

Seu nome
Seu e-mail