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Crise: 5 Dicas Infalíveis para Retenção de Clientes
Em momentos de fragilização do mercado, além da atração, o trabalho precisa estar voltado também para a retenção de clientes. O atendimento, a gestão da empresa, processos otimizados e as projeções para o futuro podem fazer grande diferença diante da concorrência em um período de crise.
Como sua empresa está enfrentando a pandemia? Quais atitudes para atrair e reter clientes já foram tomadas?
Tendo por base a experiência do time Lowtax com equipes de empresas de diversos portes, selecionamos algumas dicas para ajudar empreendedores e empresários na retenção de clientes na crise. Confira abaixo!
1 – Melhorias na Gestão da Empresa
Quais são os principais indicadores de desempenho da sua empresa? Como ela está em relação à concorrência? Muitas empresas deixam passar as principais métricas de negócio e seguem perdidas em seus mercados. Em tempos de crise, sem bases sólidas, fica muito difícil superar desafios, como os que apareceram na pandemia do Coronavírus.
Identificar o posicionamento da empresa no mercado, oportunidades e otimizar os processos da empresa são alguns dos caminhos de melhorias na gestão que podem promover a retenção e também atração de clientes.
Uma excelente dica neste caso é buscar ajuda por meio de consultorias específicas com profissionais qualificados que podem ajudar a empresa a se reinventar, crescer e ganhar destaque no mercado.
2 – Investimento no Atendimento ao Cliente
O atendimento personalizado é um dos grandes diferenciais competitivos para uma empresa na era digital. Manter o foco no cliente, pode ajudar a solucionar suas dores e estabelecer uma relação de confiança e proximidade.
Para isso é preciso também ter um bom alinhamento entre as expectativas e necessidades de cada um. A entrega de soluções personalizadas e por tempo reduzido podem surpreender clientes.
Além disso, a empatia e a escuta aberta são essenciais neste período.
3 – Desenvolvimento de Parcerias
Por não precisar de investimentos de capital para divulgação, a formação de parcerias é uma ótima opção para aqueles que precisam de novas estratégias para enfrentar uma crise.
A união de forças entre a empresa e fornecedores para beneficiar consumidores ou entre a empresa e outras instituições, podem trazer grandes benefícios para ambos os lados.
4 – Cuidado do Fator Humano
A flexibilidade é uma palavra muito valiosa em tempos tão conturbados.
Além de estabelecer políticas de flexibilidade ajudando colaboradores a se adaptarem às novas necessidades, é preciso ser flexível com os clientes. Formas diferenciadas de pagamento, novos prazos e períodos de gratuidade são algumas das vantagens que podem ser apresentadas aos clientes.
A ideia é dar real suporte a todos os envolvidos para estabelecer uma relação saudável e mais humana para todos.
5 – Projeções para os próximos meses
É preciso encarar que a crise provocou impactos severos na economia e ainda deve perdurar por algum tempo. Sendo assim, as mudanças no fluxo de caixa da empresa até o final do ano podem ser inevitáveis.
Por isso, para não ser pego de surpresa, é preciso atualizar o planejamento financeiro e realizar projeções para os próximos meses a fim de prever e tomar decisões mais assertivas relacionadas também a soluções para os clientes.
Não há como negar, a palavra do ano é: imprevisível!
Porém, isso não quer dizer que você deva ficar parado aguardando o pior acontecer na sua empresa. Existem meios de lidar com a crise e nós podemos garantir.
Fale com um de nossos especialistas pelo telefone (21) 2102-5930 | (11) 4637-6764 ou por meio do Fale com a Lowtax. Nós vamos te ajudar a encontrar uma solução inteligente e inovadora.