fbpx
lowtax

Olá, você esta na nossa
Área do Cliente.

Acesse nossos ambientes interativos. Tenha mais mobilidade, segurança, rapidez e confiança nas informações de sua empresa.
contato@lowtax.com.br
+55 21 21025930

+55 21 2102-5930 | +55 11 4637-6764 | +1 202 221-2321


5 dicas financeiras para pequenos negócios

Lowtax Contabilidade > Artigos  > Empreendedorismo  > 5 dicas financeiras para pequenos negócios
Dicas Financeiras para Pequenos Negócios

O momento é delicado e muitas pessoas estão sendo prejudicadas. Sabemos que a crise do Coronavírus está afetando a economia do mundo inteiro, principalmente para micro e pequenos negócios.

Por isso, selecionamos 5 dicas financeiras para pequenos negócios que precisam diminuir os impactos da pandemia do Coronavírus. Confira abaixo:

1 – Reveja seu fluxo de caixa

É fundamental que o empreendedor conheça bem o seu negócio para entender a relação de gastos,e entenda a relação de despesas fixas e variáveis. É preciso focar no fluxo de caixa.

Ao prever uma queda do faturamento, é preciso priorizar o que é essencial. Gastos como folha de pagamento, aluguel e manutenção são prioridade. Já gastos com itens de insumos (estoque), que variam de acordo com as próprias vendas devem ser controlados.

2 – Renegocie antes das dívidas surgirem

Com a queda do faturamento é preciso negociar prazos com os fornecedores e credores com antecedência. A negociação pode trazer o fôlego necessário para manter em dia aqueles gastos e despesas que não podem ser adiados. Dessa forma, os dois lados terão mais segurança na hora de negociar.

3 – Trace cenários e faça um planejamento

O profissional autônomo ou pequeno empresário precisa realizar uma análise do cenário atual do país e do negócio internamente para entender como a crise do Coronavírus vai impactá-lo. Tendo por base as estimativas do tempo que a crise pode durar, o empreendedor pode traçar cenários para entender as implicações financeiras e operacionais durante um curto, médio e longo prazo.

4 – Não deixe de enxergar as oportunidades 

Não limite a visão, não foque somente nos problemas. Cada profissional possui um modelo de negócio e é preciso entender que, em momentos de crises, podem surgir grandes oportunidades. Como é o caso do delivery, e-commerce e do uso das mídias digitais que registram um grande aumento de demanda neste período.

5 – Cuidado com os empréstimos

Com o aumento da competitividade no setor financeiro, os pequenos negócios estão com mais acesso a linhas de crédito para fins como o capital de giro. Porém, antes de pensar em contratar um empréstimo, avalie a necessidade e pense se terá condições de pagar as parcelas.

Por fim, queremos ressaltar fatores fundamentais que você precisa ter em mente em todos os momentos da sua jornada empreendedora, seja na crise ou no sucesso:

-> Você é a alma do seu negócio

Concentre-se no que é realmente relevante no momento e não deixe a ansiedade prevalecer. 

-> Cuide da saúde mental

Tente não focar somente em notícias ruins e mantenha-se informado por fontes seguras.

-> Antes, durante e pós crise: teste e adapte-se

A possibilidade de testar, errar, se adaptar e testar novamente para pequenos negócios é muito mais fácil e ágil do que para grandes empresas. Aproveite!

A única certeza do empreendedorismo é a necessidade de adaptação.

Após as dicas financeiras, caso você não consiga analisar e prosseguir com tudo isso sozinho, não hesite em pedir ajuda. 

A Lowtax possui uma equipe de profissionais capacitados que irão te auxiliar em questões contábeis , fiscais e departamento pessoal , além da consultoria empresarial e de gestão de processos.

Juntos somos mais fortes!

Newsletter

Seu nome
Seu e-mail