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Como construir uma Proposta de Valor Inovadora

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Como construir uma proposta de valor inovadora

Como construir uma Proposta de Valor Inovadora

Você já parou para analisar quais são os motivos que te levam a contratar os serviços de uma empresa ao invés de outra que oferece um produto parecido e com preço menor? Ou por que você prefere comprar roupas em uma loja específica ou prefere beber o mesmo rótulo de cerveja ao invés de experimentar outros?

São inúmeras perguntas que podemos fazer sobre os nossos hábitos de consumo, em que todas as respostas estarão relacionadas ao mesmo conceito: Proposta de Valor.

Então, o que é uma proposta de valor?

É o benefício principal que um produto ou serviço entrega para o cliente. A proposta de valor pode ser interpretada como o diferencial competitivo de uma empresa no mercado.

É também um conceito de marketing que diz respeito a quanto um produto é importante para seus clientes, ou seja, qual motivo leva uma pessoa a escolher uma determinada empresa.

E por que muitas empresas tiveram que revisitar suas propostas de valores durante a pandemia?

Quando passamos por uma crise dessa magnitude, as motivações e hábitos de consumo podem mudar completamente, seja pela indisponibilidade de usufruir daquele serviço ou por apenas não precisar daquele produto neste período.

Para enfrentar esse problema, muitas empresas precisaram pensar em soluções criativas para construir propostas de valor inovadoras.

Durante a pandemia as pessoas criaram novos hábitos, buscando mais conforto e comodidade.

Então, pronto, as empresas que tiveram em suas propostas de valores essas características se deram muito bem. Também houve oportunidade para as empresas se adaptarem e encaixarem esse valor nos seus produtos. Quem conseguiu se reinventar, e ir para esse direcionamento, deu muito certo.

Como construir uma proposta de valor inovadora para a sua empresa?

O primeiro passo é responder às seguintes perguntas:
– Que valor entregamos ao cliente com nossos produtos?
– Qual problema estamos ajudando a resolver?
– Que necessidades estamos satisfazendo?
– Que conjunto de produtos e serviços estamos oferecendo para cada cliente?

Depois de responder a essas perguntas, você tem a lista dos principais benefícios que a sua empresa pode oferecer.

Após isso, você pode realizar um planejamento em 4 etapas:

1 – Investigue o seu público alvo
Uma boa dica é conversar com os clientes que você já tem e analisar a razão pela qual eles compram o seu produto.

2 – Crie uma persona ou comprador ideal
Personas são personagens fictícios que representam grupos de pessoas reais que fazem parte do seu público-alvo.

3 – Investigue os seus concorrentes
A proposta de valor é aquilo que diferencia a sua empresa das demais. Então, é preciso conhecer o que a concorrência oferece.

4 – Determine o principal benefício do seu produto
A partir do mapeamento dos concorrentes, é hora de avaliar qual é o seu principal diferencial, dentre aquela lista de principais benefícios definidos anteriormente. Essa será a sua proposta de valor inovadora.

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