
Canvas | Como construir um modelo de negócio
Qual empreendedor nunca se perguntou se uma ideia de negócio poderia ser realmente viável?
Diversas dúvidas podem surgir na hora de planejar um negócio que está sendo criado, remodelado ou adaptado. Para auxiliar neste momento existe uma ferramenta poderosa que ajuda a desenvolver e tornar tudo mais simples e prático, o Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas.
Quer conhecer tudo sobre o Canvas? Confira abaixo:
O que é Canvas?
O Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver, esboçar e visualizar melhor as questões estratégicas do negócio. Resumindo, o Canvas nada mais é que um mapa visual intuitivo que destrincha elementos que auxiliam na organização das informações iniciais do negócio, como identificação, mapeamento de processos e visão do negócio.
Essa metodologia foca na estruturação do modelo de negócio, abrindo espaço para a consolidação de ideias, análises e validação de hipóteses com oportunidades de melhorias.
Como o Canvas surgiu?
Em meados dos anos 2000, Alex Osterwalder trouxe à tona a ideia em sua tese de Doutorado. Após muito trabalho e estudos, Alex lançou o livro “Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios” que popularizou para o mundo o Canvas.
O conceito Canvas já foi aplicado e testado em grandes organizações pelo mundo, como Apple, IBM, Public Works, entre outras.
Seu principal diferencial é o contraste com as descrições lineares dos planejamentos. Seu objetivo é ser um quadro dinâmico, que utiliza blocos separados auxiliando a compreensão das relações complexas entre os pontos essenciais para um modelo de negócio.
Como é a estrutura do Canvas?
O Canvas é um esquema visual. Uma ferramenta prática e rápida que permitirá observar todos os pontos fundamentais de um plano de negócios em apenas um quadro.
Neste quadro existem quatro etapas com perguntas básicas para o início de qualquer projeto de negócio:
-> O que?
-> Para quem?
-> Como?
-> Quanto?
Dentro dessas etapas existem nove blocos referentes aos pilares fundamentais do negócio. São eles:
-> O que?
1. Proposta de valor
Se refere ao que a empresa vai oferecer para o mercado que a diferencia e realmente terá valor para os clientes. Inclusive, temos um conteúdo especial sobre “Como construir uma proposta de valor” ;
-> Para quem?
2. Segmento de clientes
Aqui devem estar os segmentos de clientes que serão foco do negócio;
3. Canais
Onde e como os clientes comprarão e receberão seu produto/serviço;
4. Relacionamento com clientes
Como será a relação da empresa com cada segmento de cliente;
-> Como?
5. Atividade-chave
Aqui devem estar as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;
6. Recursos principais
Se refere aos recursos necessários para realizar as atividades;
7. Parcerias principais:
Aqui estão presentes as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e/ou recursos principais adquiridos fora da empresa
-> Quanto?
8. Fontes de receita
Aqui estão as formas de obter receita por meio de propostas de valor.
9. Estrutura de custos
Se refere aos custos necessários para que a estrutura da ideia possa funcionar.
– Como aplicar o Canvas no seu negócio?
Como mencionado anteriormente, a ferramenta pode ser utilizada para diversos objetivos, como modificar um modelo de negócios, lançar novos produtos, ajudar na busca por novos mercados ou simplesmente melhorar a visualização do negócio como um todo.
Por ser tão acessível, hoje em dia o Canvas é o plano de negócios de qualquer empresa. De grandes empresas até startups, ele está presente no pitch de vendas.
Agora que você já sabe o que é um Canvas e como é composta a sua estrutura fica mais fácil criá-lo.
O quadro pode ser feito onde desejar, seja em uma folha ou em algum software de gestão. Nele devem constar os 9 campos, um para cada elemento que faz parte do modelo. Coloque em cada pilar do modelo de negócios em um quadrado.
Dicas:
– Utilize a diferenciação de cores para aprimorar ainda mais a experiência visual.
– Convide os colaboradores e explique os detalhes do modelo. Assim, contribuindo para a construção de uma nova ideia, é possível o estreitamento das relações a fim de que todos estejam cientes e alinhados no mesmo objetivo.
Lembre-se: o método Canvas não é como uma fórmula mágica que irá realizar todos os seus planos, mas sim, servirá como um norte importante para a tomada de decisões coerentes, de acordo com as necessidades e objetivos do negócio.
Precisa de ajuda neste momento para iniciar seu modelo de negócio? Entre em contato com a Lowtax, sem compromisso, pelo nosso site por meio do Fale com a Lowtax ou pelo telefone (21) 2102 5930, e saiba mais.