fbpx
lowtax

Olá, você esta na nossa
Área do Cliente.

Acesse nossos ambientes interativos. Tenha mais mobilidade, segurança, rapidez e confiança nas informações de sua empresa.
contato@lowtax.com.br
+55 21 21025930

+55 21 2102-5930 | +55 11 4637-6764 | +1 202 221-2321


4 aprendizados para empresas após 1 ano de pandemia

Lowtax Contabilidade > Artigos  > Especial Coronavírus  > 4 aprendizados para empresas após 1 ano de pandemia
4 aprendizados para empresas após 1 ano de pandemia

Trabalho remoto, cultura organizacional, diversidade… 

Após 1 ano de pandemia, vivendo em um cenário altamente desafiador, podemos identificar evoluções que algumas mudanças aceleradas trouxeram para nosso dia a dia.

Seja qual for sua visão sobre esse período, é inegável que situações adversas sempre nos levam a refletir, aprender e encontrar novas soluções. Especialmente para as empresas, essas mudanças revolucionaram a relação com o trabalho e gestão de equipes.

Baseados nisso, a equipe Lowtax selecionou 4 grandes lições que a crise do Coronavírus trouxe para as empresas e organizações. Quer saber quais são? Então, confira abaixo!

1 – Reinvenção 

O isolamento social provocou uma profunda mudança nos hábitos comportamentais das pessoas. Consequentemente, isso também alterou a dinâmica nos negócios. 

Diante disso, muitas empresas tiveram que lidar pela primeira vez com uma grande gestão de crise. Algumas, que já tinham um plano estratégico para lidar com situações adversas, tiveram que executar um plano para adaptar-se aos novos processos e novas formas de trabalho. Outras muitas, precisaram encerrar suas atividades.

Mas, se por um lado tivemos um cenário caótico de empresas sem alternativas para prosseguir, por outro extremo, alguns empreendedores enxergaram oportunidades por meio do marketplace e delivery.

Sendo assim, o fator-chave desta grande mudança está, principalmente, no desenvolvimento do planejamento e na gestão de crise, além da capacidade de reinvenção de cada negócio.

2 – Trabalho híbrido e flexibilidade

Outra mudança que impactou diretamente nas organizações foi a migração dos espaços e processos físicos para os digitais.

A utilização de ferramentas digitais para a gestão do tempo e gestão de tarefas nunca foi tão utilizada. Sem falar na expansão de assinaturas das ferramentas de videoconferência, como o Zoom, Microsoft Teams, etc.

O trabalho remoto foi uma boa alternativa para muitos, porém, trouxe grandes desafios relacionados ao engajamento e a proximidade com a equipe para os gestores. Mesmo assim, poucas empresas pensam em retomar as atividades 100% presenciais, adotando um sistema híbrido. Ou seja, um sistema de trabalho mais flexível que permita o contato interpessoal.

Sendo assim, destacamos um grande aprendizado para a cultura organizacional: a flexibilização na rotina e nos processos de trabalho.

3 – Transformação Digital

A transformação digital foi essencial para a maioria das empresas continuarem exercendo suas atividades. Mas, é claro que isso afetou de maneira diferente cada organização. Podemos citar alguns exemplos, como:

– Armazenamento em nuvem

Com as equipes trabalhando remotamente, as soluções de computação em nuvem e de transferência de arquivos tornaram-se fundamentais nos processos diários.

A intranet e os dispositivos físicos de armazenamento, como os pendrives, deram lugar para as ferramentas que permitem o compartilhamento de arquivos e dados em nuvem.
Como por exemplo: o Dropbox, o Google Drive e o Microsoft OneDrive. 

– Fortalecimento do e-commerce

Muitas empresas migraram seus processos para o ambiente digital.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), entre abril e setembro de 2020, 11,5 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra pela internet. A associação registrou ainda a criação de mais de 150 mil novas lojas online no período. Além disso, outro estudo da Neotrust Compre&Confie, em parceria com a ABComm, indicou que o número de transações no comércio eletrônico, entre janeiro e agosto de 2020, cresceu 80%. O faturamento foi 75,5% maior em relação ao mesmo período de 2019.

A transformação digital não é mais uma tendência, mas, para muitos, uma realidade superpotente.

4 – Comunicação 

Em tempos de distanciamento social, a postura da liderança nunca foi uma questão tão elementar como atualmente.

O líder de hoje precisa desenvolver habilidades que até então não eram tão requisitadas, como estar mais presente e criar uma maior proximidade com colaboradores para entender os desafios do trabalho home office ou remoto. Porém, sem pressionar a equipe.

Com uma liderança mais empática, facilitadora, flexível, positiva e estratégica, o time de colaboradores tende a estar mais engajado e comprometido com os resultados, mesmo trabalhando à distância.

E para você, quais lições você pode tirar deste período?

Em termos empresariais, a Lowtax é uma empresa de contabilidade digital e gestão inteligente que conseguiu adaptar-se facilmente a este período. Além de já ter uma estrutura baseada em processos digitais, colaborou para auxiliar empresas durante essa brusca transição.

Precisa de ajuda com o seu negócio? Então, entre contato conosco por meio do Fale com a Lowtax ou pelo telefone (21) 2102-5930 | (11) 4637-6764.

Newsletter

Seu nome
Seu e-mail