
Abertura de Empresa: quem tem nome sujo, pode abrir empresa?
Está pensando em abrir uma empresa e está com o “nome sujo”?
Em tempos de crise, deixar acumular dívidas como mensalidades ou parcelas do cartão de crédito, podem ser mais comuns do que você imagina. Estar com o nome negativado faz com que os locais onde você contraiu a dívida restrinjam seu CPF para outras compras e créditos. Contudo, será que mesmo assim é possível abrir uma empresa?
Antes de responder a essa pergunta, é preciso estar atento às definições corretas do que significa estar com o “nome sujo” e a diferença para quem está com o CPF irregular.
O que significa estar com o “nome sujo”?
Como mencionado acima, “nome sujo” é um termo popular para restrição de crédito. Quando uma pessoa está com o nome negativado, deve para a empresa onde adquiriu o bem de consumo.
Qual é a diferença entre “nome sujo” e CPF irregular?
No caso do CPF irregular, a situação abrange questões legais, como deixar de votar e não regularizar o título de eleitor, não entregar a Declaração de Imposto de Renda, entre outros fatores. Essas ações, podem levar até mesmo a suspensão ou o cancelamento do CPF.
Por isso, para tirar a dúvida, basta consultar a situação de regularidade do CPF no site da Receita Federal. A consulta é gratuita!
Apesar de ambos restringirem o cidadão como Pessoa Física, o CPF irregular implica questões mais severas, incluindo a impossibilidade de participar de concursos públicos e a impossibilidade de abrir uma empresa.
Agora sim, confira abaixo a resposta para a pergunta-chave deste artigo.
Quem tem “nome sujo”, pode abrir empresa?
A resposta é… Sim!
Se você deseja começar a empreender, precisa entender que a pessoa jurídica é separada da pessoa física. Ao abrir uma empresa é gerado um cadastro, chamado CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), que equivale a atuação empresarial.
Porém, existem algumas desvantagens neste caso. O empreendedor com “nome sujo” pode encontrar algumas dificuldades, como:
. Dependendo da modalidade da empresa e de sua natureza jurídica, pode ser bem difícil obter crédito.
. Especialmente para quem é Microempreendedor Individual (MEI), a baixa reputação como consumidor no mercado, diminui um valor conhecido como score, média ponderada dos sistemas de proteção de crédito.
Resumindo, mesmo que não seja um fator impeditivo para abrir uma empresa, ter o nome limpo é um quesito muito importante na vida de qualquer empreendedor.
Se você está com o nome negativado e quer abrir uma empresa, a melhor decisão para proteger o seu negócio é contar com a ajuda de um serviço de contabilidade. Assim, além de não correr o risco de confundir as contas do negócio com suas contas pessoais, o contador poderá ajudar neste processo e indicar qual o tipo societário mais recomendado.
Por fim, selecionamos algumas dicas para manter a vida financeira empresarial em dia:
- Consulte periodicamente sua situação junto à Receita Federal. Caso haja pendências a pagar, regularize o quanto antes, para que isso não impeça a abertura da sua empresa;
- Caso esteja com “nome sujo” no SPC ou Serasa, consulte os serviços de regularização de nome online que ambas plataformas oferecem. Assim, será possível ter a visão geral dos débitos e negociar da melhor forma;
3 . Faça um planejamento financeiro pessoal e outro especial para o seu negócio. Entenda o fluxo de dinheiro que entra e o que sai de cada um deles para não ter problemas;
4. Sempre evite dívidas! Mantenha hábitos como ter o controle das contas, cortar gastos desnecessários e programar boletos essenciais para serem pagos em determinada data;
5. Tome cuidado com empréstimos, pois eles podem se tornar uma grande dor de cabeça no futuro. Estude as possibilidades e veja se compensa a longo prazo.