5 maneiras de pagar menos impostos na empresa
Você sabia que é bem possível que sua empresa possa pagar menos impostos do que paga hoje?
É de conhecimento geral que a carga tributária no Brasil tem um peso significativo nos custos de uma empresa. Principalmente em tempos de crise, muitos empreendedores acabam tendo que fechar as portas por não conseguir pagar os impostos em dia e, ao mesmo tempo, obter lucro.
Porém, existe um conjunto de ações estratégicas que podem ajudar a reduzir a carga tributária da empresa de forma legal. Envolve diretamente a inteligência na gestão do negócio.
Quer saber mais sobre as estratégias que podem ser adotadas pela sua empresa para diminuir a quantidade de tributos? Continue lendo esse artigo!
Antes de falarmos diretamente sobre as 5 dicas para pagar menos impostos é necessário entender o que é planejamento tributário.
– O que é Planejamento Tributário?
É uma ferramenta contábil e tributária que visa adequar a empresa na modalidade mais vantajosa. Através de um planejamento tributário é possível ter uma visão geral do negócio e tomar decisões mais assertivas.
Reduzir a carga tributária, ajuda a reduzir as despesas e aumenta a margem de lucro. Além disso, a prática pode ajudar a evitar a incidência de fatores que geram tributos e postergar o pagamento tributário sem gerar multas.
O planejamento tributário é uma forma legal e segura de reduzir os impostos de um negócio.
Sendo assim, conheça as 5 maneiras de pagar menos impostos na sua empresa:
1. Escolha certa do regime tributário
Por meio do planejamento tributário é possível escolher com certeza se uma empresa deve optar pelo Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
Através de uma análise bem detalhada, observando as características contábeis e financeiras, além dos benefícios e desvantagens de cada modalidade, é possível escolher o regime mais apropriado.
2. Atenção aos incentivos fiscais
Existem formas de otimizar e/ou eliminar os incentivos que a lei concede conforme o segmento da empresa.
Principalmente agora neste momento em que os governos buscam maneiras de mitigar os impactos da pandemia do Coronavírus, é importante verificar se na região em que está o negócio existe algum incentivo fiscal/tributário e considerar a possibilidade de mudar a sede ou local de prestação de serviços.
Por meio do planejamento é possível ter uma visão mais ampla do negócio considerando os custos logísticos e trabalhistas, avaliando se realmente vale a pena mudanças.
3. Obrigações sempre em dia
Detalhar todas as movimentações ajuda a ter uma visão mais ampla da saúde da empresa. Assim, é possível manter o controle das obrigações em dia.
Pagar os tributos em dia significa pagar menos impostos, pois os juros e multas podem aumentar consideravelmente o valor final.
4. Terceirização de serviços
Além de diminuir custos e a demanda na gestão de pessoas, ao terceirizar serviços adquire-se mão de obra qualificada em serviços que podem ser delegados, como transporte, segurança e contabilidade.
5. Bons especialistas
Para realizar um bom planejamento fiscal e tributário é preciso contar com bons profissionais. Isso envolve uma equipe de especialistas atualizados que conheçam os detalhes legislativos e possa realizar uma análise completa do negócio.
Será que seu contador está atento a essas questões que podem fazer a diferença na saúde financeira da sua empresa?
Entre em contato conosco e converse um de nossos especialistas por telefone (21) 2102-5930 | (11) 4637-6764 ou por meio do Fale com a Lowtax.